O que é Fibromialgia? Saiba mais sobre a doença de Lady gaga e como o Pilates pode ajudar

Nesta última quinta-feira (14/09), a população brasileira foi bombardeada com a notícia do cancelamento do show da Lady Gaga, devido a um agravamento no seu caso de Fibromialgia.

Apesar de ter sido um caso muito comentado nos últimos dias, pouco ainda se sabe sobre esta doença que acomete a cantora e como a Fibromialgia pode afetar o corpo do ser humano.

Mesmo tendo um nome pouco conhecido, a Fibromialgia acomete centenas de pessoas causando diversos sintomas e prejudicando o indivíduo no seu dia-a-dia.

Pensando nisso, criamos este texto para que você possa conhecer um pouco mais sobre a doença que acomete a Lady Gaga, os seus principais sintomas e como o Pilates pode ajudar no tratamento da Fibromialgia.

O que é fibromialgia?

fibromialgia-1

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

A palavra Fibromialgia vem do latim e do grego, onde “Fibro” é do latim e significa tecido fibroso, presente em ligamentos, tendões e fáscias e “Mio” vem do grego que quer dizer tecido muscular.

Para completar o nome, tem também o “Algos” que significa dor, e “Ia” que quer dizer condição.

Sendo assim, Fibromialgia quer dizer condição ou dor que afeta os tecidos fibrosos e ligamentos.

Em outras palavras, a Fibromialgia é uma doença reumatológica que tem característica principal a dor musculoesquelética difusa e crônica não inflamatória, que se manifesta no sistema músculo-esquelético.

Além disso, apesar desta patologia acometer principalmente as mulheres entre 35 e 50 anos, ela também pode ser diagnosticada em homens trazendo grandes problemas para os mesmos.

Quando uma pessoa possui esta patologia, ela pode sentir alguns sintomas como:

  • Sensação de fadiga;
  • Sono não reparador;
  • Rigidez muscular matinal;
  • Parestesias (sensações cutâneas como formigamento, calor ou frio);
  • Alterações no humor;
  • Dor generalizada;
  • Problemas de memória;
  • Problemas de concentração;
  • Dormência e formigamento;
  • Palpitações;
  • Redução na capacidade de se exercitar;
  • Problemas com depressão e ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Visão turva;
  • Dor torácica;
  • Perda de apetite;
  • Aumento da frequência urinária.

Sendo assim, a Fibromialgia pode acarretar diversos problemas dificultando a vida do ser humano no momento em que for realizar até as mais simples tarefas, por isso Lady gaga foi obrigada a cancelar seu show que iria realizar no Rock In Rio, no Rio de Janeiro.

O que pode causar a Fibromialgia

fibromialgia-2

Apesar de as causas da Fibromialgia ainda serem desconhecidas, existem alguns fatores que podem causar a doença que acomete a cantora Pop e influenciar diretamente para o surgimento da mesma, sendo eles:

A genética: a Fibromialgia costuma a ocorrer em várias pessoas da mesma família, o que leva este fator como uma das possíveis causas da doença.

Algumas Infecções transmissíveis por vírus e doenças autoimunes também podem ser definidas como uma das possíveis causas da Fibromialgia.

Os problemas relacionados ao sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também se encontram na lista das possíveis causas da Fibromialgia, acometendo o corpo do ser humano.

Desta forma, pode-se dizer que mesmo sem uma causa específica, existem fatores de risco que podem levar à Fibromialgia, sejam elas genéticas ou até mesmo emocionais.

Diagnosticando a Fibromialgia

Fibromialgia-3

O diagnóstico da Fibromialgia é feito quando a pessoa apresenta os sintomas da doença por mais de três meses consecutivos

Quando o indivíduo procura uma ajuda médica, são realizados exames onde, o médico palpa 18 pontos anatômicos (regiões específicas do corpo) e, caso o paciente relate algum tipo de dor em pelo menos 11 destes pontos, será caracterizado como uma pessoa que possui Fibromialgia.

A partir do momento em que a pessoa é diagnosticada com a doença, é importante que ela pesquise mais sobre esta patologia e realize um bom tratamento para que o problema seja reparado o quanto antes.

Ter um acompanhamento multidisciplinar será muito importante para a melhora da patologia e principalmente para evitar futuros problemas relacionados a mesma.

Além disso, o tratamento da Fibromialgia tem como objetivo principal controlar a dor e melhorar a qualidade de vida.

Fibromialgia foi motivo de cancelamento do show de Lady Gaga

fibromialgia-4

A fibromialgia como já visto anteriormente, é uma doença que causa muitas dores no corpo, além de comprometer também a mente daqueles que a possuem.

Foi por conta deste problema que a cantora pop teve que cancelar seu show que seria realizado no dia 15/09 no Rio de Janeiro.

Nos últimos dias, Gaga já estava com alguns sintomas relacionados à doença, porém por conta da piora de seu quadro, ela foi obrigada a abandonar sua participação no Rock in Rio, levando diversos fãs ao desespero.

Pelas Redes sociais, ela disse sofrer de Fibromialgia e declarou-se devastada por não poder participar do evento:

“Brasil, estou devastada porque não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora. Peço pela bondade e compreensão de vocês, e prometo que vou voltar e cantar para vocês em breve. Me desculpem e eu amo muito vocês”, declarou Gaga.

Para cuidar deste problema, a cantora submeteu-se a um tratamento que será realizado por especialistas no caso para que suas dores sejam aliviadas e ela possa voltar ao seu trabalho.

Por isso, um bom tratamento para o caso é muito importante para a melhora da Fibromialgia.

Pilates para o tratamento de pessoas com Fibromialgia

fibromialgia-5

O Pilates é um Método que auxilia para a melhora constante do ser humano, podendo ser praticado para diversas finalidades.

Uma dessas finalidades do Pilates muito utilizado nos Studios é a reabilitação, onde através do Método, a pessoa pode reabilitar não só o seu corpo, mas também sua mente, promovendo uma melhora de sua saúde e bem-estar.

Ao ser aplicado para pessoas que possuem Fibromialgia, o Pilates pode garantir diversos benefícios, ajudando no tratamento e melhorando a capacidade do indivíduo que se encontra com a doença.

O Pilates ajuda para o tratamento da Fibromialgia através dos exercícios de alongamento que geram alivio não só para os músculos, mas também para as articulações que encontram-se rígidas por conta da dor.

Desta forma, ao realizar os exercícios do Método focados para o objetivo de tratar a Fibromialgia, a liberação muscular e das articulações ajudam a deixar o corpo com uma sensação mais leve, ajudando no alívio da dor.

Além disso, os alongamentos irão auxiliar também no aumento do equilíbrio e da coordenação motora promovendo um melhor condicionamento.

O Pilates irá atuar também no ganho de tônus muscular que é algo que as pessoas com a patologia necessitam.

Porém é importante lembrar que o trabalho de força realizado para a melhora desta doença deve ser bastante minucioso e com muito cuidado. Todos os exercícios devem ser feitos moderadamente e em uma intensidade baixa para que o indivíduo possa tratar e não piorar o seu problema.

Os benefícios do Pilates para quem possui Fibromialgia

fibromialgia-6

Mas afinal de contas, quais são os benefícios que o Método Pilates proporciona para pessoas que possuem Fibromialgia?

Além de melhorar a dor causada pela doença, o Pilates auxilia para a melhora de outros aspectos como:

  •  Relaxamento do corpo;
  • Melhora da respiração;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Diminuição das dores de cabeça;
  • Evita futuras lesões;
  • Melhora da postura;
  • Colabora para o desenvolvimento motor;
  • Melhora das condições emocionais como a ansiedade e a depressão;
  • Aumento da flexibilidade do corpo;
  • Tonificação dos músculos;
  • Aumento do equilíbrio;
  • Melhoria do bem-estar.

Por isso, podemos então dizer que o Pilates associado com um bom tratamento médico, pode garantir diversos benefícios para pessoas que possuem Fibromialgia.

Concluindo

fibromialgia-7

A fibromialgia é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, inclusive os famosos como foi o caso da Lady Gaga.

Em todos os casos, é muito importante realizar um bom tratamento, pois com o tempo este problema pode dificultar até mesmo nas tarefas mais simples do dia-a-dia.

Conciliar o tratamento médico com as aulas de Pilates, podem ser muito beneficiadores para pessoas que enfrentam este problema com a Fibromialgia.

Desta forma, cuidar-se também inclui praticar Pilates, até porque os benefícios adquiridos pelo método podem ajudar (e muito) em qualquer fase da vida!

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Voe Alto
Linha Infinity 2021 Voe Alto
Five de um UP no seu estúdio

1 COMENTÁRIO