O que comer antes de treinar?

Você sabe o que comer antes de ir pro treino de Pilates?

O calor nessa época do ano já é bastante intenso. E a tendência é só piorar. Entre os meses de dezembro e fevereiro, algumas cidades chegam a atingir a marca de 40ºC. Mesmo com a temporada de férias e festas de final de ano, muitos conseguem manter as atividades habituais, inclusive a rotina de treinos. Mas com essas temperaturas tão elevadas, às vezes fica difícil acertar no alimento ideal antes de iniciar os exercícios. O que é indicado comer?

Dependendo do que se ingere, o corpo fica muito pesado e, consequentemente, mais vagaroso, comprometendo os resultados. Se não comer nada, o organismo pode reclamar com tonturas e até desmaios.

Para auxiliar você nesse processo, a Revista Pilates foi conversar com a nutricionista Taynara Laurentino, especialista em nutrição clínica, para obter dicas do que comer antes da aula de Pilates, ou mesmo de outros treinos.

A profissional explica que, independente do horário em que a atividade física seja praticada, o recomendado é comer antes um tipo de carboidrato simples para elevar o índice glicêmico.

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Pensando na hidratação do corpo, tão necessária nesta onda de calor, a dica da Taynara são os sucos de frutas com índice glicêmico mais alto, como melancia e manga, por exemplo.

“Podemos fazer um suco de melancia ou de limão e acrescentar gengibre, que é um excelente termogênico (os termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico).

Outra dica legal, para quem não tem muito tempo, é o suco de uva integral, também recomendado para o pós-treino porque contém flavonóides, que ajudam a diminuir o efeito oxidativo dos exercícios.

Os sucos verdes estão super na moda e também são muito benéficos ao organismo. Experimente fazer um suco de manga com couve, que tem um efeito bem desintoxicante”, revela Taynara.

A nutricionista diz que em todos os sucos podemos acrescentar oleoginosas com ômega 3, como linhaça, chia, castanhas, nozes e amêndoas, que ajudam a recuperar as fibras musculares.

Ah, em nenhum suco devemos acrescentar açúcar ou adoçante, hein! E sabe do que mais? Não podemos esquecer da hidratação durante a atividade física. Taynara diz que o ideal é consumir cerca de 250 ml de água a cada 30 minutos de treino mais intenso.

Agora é só colocar essas dicas em prática e aproveitar cada minutinho da sua atividade física. Afinal, exercício é sempre sinônimo de saúde e bem-estar.

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