O Pilates está com tudo e veio para ficar!

Grandes organizações científicas e regulamentadoras da prática de exercícios nos EUA costumeiramente indicam no final de cada ano uma lista de tendências do mundo fitness. Tal ranking é estabelecido por pesquisas criteriosas e extensas entre professores, consumidores, revistas e outros especialistas da área de prática do exercício.

Entre 2007 e 2010 o Pilates figurou entre os “TOP 10” por ser uma das aulas mais procuradas, equipamentos mais vendidos, sites mais procurados… Ou seja, caiu no gosto popular. Em 2011, o Pilates não apareceu entre os 10, levando muitos a questionarem sua “sobrevivência” em um mundo ditado por modismos. No entanto, uma análise das últimas listas nos chama a atenção para os temas qualificação e experiência profissional, treinamento funcional, treinamento de força, Core training, personal training, treinamento em pequenos grupos, dentre outros.

Nossa observação é de que o Pilates não só propõe a base para muitos destes métodos de exercícios (basta atentar as orientações do treinamento funcional e do Core), como se constitui em um método melhorado de treinamento resistido por propor um treinamento melhor controlado (controle é um dos princípios de nosso método), por se preocupar com treinamento globalizado (a especialização e o fracionamento são convencionais na musculação), por atentar aos músculos posturais e estabilizadores (normalmente esquecidos em outras formas de treinamento resistido), por sempre propor o treinamento em pequenos grupos ou mesmo personalizado.

Além do mais, o Pilates é um excelente método de exercício para idosos (e todos em processo de envelhecimento), crianças e também contribui para o controle de peso corporal e combate a obesidade. Ainda, sua formação continua figurando entre as mais almejadas por estudantes e profissionais do movimento. Isto sem contar com o reconhecimento e a remuneração normalmente oferecidos aos seus bons profissionais.

Em outras palavras, continua entre os TOP 10… O Pilates veio para ficar!

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Aline Mendonça
Fisioterapeuta 35432F
Instrutora de Pilates
Dir. técnica da Active Pilates Brasil

1 COMENTÁRIO