O Pilates está com tudo e veio para ficar!

Grandes organizações científicas e regulamentadoras da prática de exercícios nos EUA costumeiramente indicam no final de cada ano uma lista de tendências do mundo fitness. Tal ranking é estabelecido por pesquisas criteriosas e extensas entre professores, consumidores, revistas e outros especialistas da área de prática do exercício.

Entre 2007 e 2010 o Pilates figurou entre os “TOP 10” por ser uma das aulas mais procuradas, equipamentos mais vendidos, sites mais procurados… Ou seja, caiu no gosto popular. Em 2011, o Pilates não apareceu entre os 10, levando muitos a questionarem sua “sobrevivência” em um mundo ditado por modismos. No entanto, uma análise das últimas listas nos chama a atenção para os temas qualificação e experiência profissional, treinamento funcional, treinamento de força, Core training, personal training, treinamento em pequenos grupos, dentre outros.

Nossa observação é de que o Pilates não só propõe a base para muitos destes métodos de exercícios (basta atentar as orientações do treinamento funcional e do Core), como se constitui em um método melhorado de treinamento resistido por propor um treinamento melhor controlado (controle é um dos princípios de nosso método), por se preocupar com treinamento globalizado (a especialização e o fracionamento são convencionais na musculação), por atentar aos músculos posturais e estabilizadores (normalmente esquecidos em outras formas de treinamento resistido), por sempre propor o treinamento em pequenos grupos ou mesmo personalizado.

Além do mais, o Pilates é um excelente método de exercício para idosos (e todos em processo de envelhecimento), crianças e também contribui para o controle de peso corporal e combate a obesidade. Ainda, sua formação continua figurando entre as mais almejadas por estudantes e profissionais do movimento. Isto sem contar com o reconhecimento e a remuneração normalmente oferecidos aos seus bons profissionais.

Em outras palavras, continua entre os TOP 10… O Pilates veio para ficar!

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 MetaLife setembro 2021
Five Outubro 2021 - Seu próximo passo, sua nova oportunidade
Linha WAVE 2.0 MetaLife setembro 2021

Aline Mendonça
Fisioterapeuta 35432F
Instrutora de Pilates
Dir. técnica da Active Pilates Brasil

PUBLICIDADE
Estúdio Infinity MetaLife Outubro 2021
Estúdio Infinity MetaLife Outubro 2021
Five Outubro 2021 - Seu próximo passo, sua nova oportunidade

1 COMENTÁRIO