Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

O Pilates como tratamento para as alterações posturais causadas pela gravidez

Por: Renatha Cruz

A gravidez é um período de grandes transformações, sejam elas emocionais, hormonais ou biomecânicas. O corpo muda completamente, podendo gerar inúmeras compensações e até dores. À medida que a gravidez avança, as adaptações e transformações nos músculos, articulações e na coluna vertebral também aumentando, por isso é extremamente importante que a mulher tenha um acompanhamento minucioso e de qualidade. NÃO BASTA APENAS REDUZIR A CARGA OU PEGAR LEVE! O Pilates na gestação vai muito além disso, é preciso que o profissional esteja atualizado e seja muito bem qualificado para saber adaptar os exercícios para cada mulher, com suas necessidades e objetivos, sempre de acordo com a faixa etária gestacional.

A coluna geralmente é a que mais sofre com todas essas alterações e é a grande causa de dores em grande parte das gestantes. Por sorte (e muita ciência), o Pilates tem tido resultados extremamente satisfatórios no que diz respeito a melhora da dor na região lombar, bem como melhora na postura das gestantes.

As alterações mais comuns a serem observadas nas gestantes são:

  • o aumento da curvatura lombar;
  • anteriorização da cabeça;
  • protrusão dos ombros;
  • alterações da marcha, que se evidenciam ao longo da gestação, principalmente devido à alteração do centro de gravidade, ao peso das mamas e do útero, que fazem com que a gestante aumente seu apoio de base.

O Pilates na gestação tem uma enorme e significativa importância na força postural, o equilíbrio, na mobilidade das articulações. Ele também auxilia na circulação sanguínea e no fortalecimento e relaxamento correto da musculatura do assoalho pélvico. Além disso, ele proporciona à gestante um bom preparo físico e mental para a hora do parto (independente da via de parto escolhida por ela), para que a gestante não sofra tanto com as alterações que ocorrem em seu corpo e passe por elas da melhor maneira possível.

Com a aplicação correta do método, as gestantes aprendem a identificar os músculos primordiais para a obtenção de uma postura correta, e aprendem a utilizar os músculos sem tensão e sem forçar os movimentos.

Com a prática do Pilates durante a gestação, são adquiridos inúmeros benefícios como:

  • fortalecimento dos músculos lombo-pelvicos;
  • prevenir dor no quadril e na lombar;
  • fortalecimento de músculos dos membros inferiores, protegendo as articulações do quadril, joelhos e tornozelos;
  • fortalecimento de músculos de membros superiores para a manutenção de uma boa postura durante a gestação e maior resistência no pós parto, especialmente durante a amamentação e suporte do peso do bebê;
  • fortalecimento e estabilização dos músculos do assoalho pélvico, para maior suporte do útero, na redução da pressão exercida em cima da bexiga e melhorando as dores na região lombar, permitindo assim uma melhor e mais rápida recuperação desses músculos no pós-parto.

Além de todos os benefícios listados acima, a prática do método na gestação melhora muito os padrões respiratórios, favorecendo a oxigenação para mãe e bebê durante os exercícios, além de auxiliar na diminuição da ansiedade, sensação de cansaço, ativação dos músculos abdominais, diminuindo a pressão exercida sobre o assoalho pélvico e melhorando a consciência corporal.

Garantir cuidados adequados na gravidez proporciona uma recuperação pós-parto mais tranquila e rápida, assim como favorece uma gestação mais tranquila.

Gostou do texto da Renatha Cruz sobre as alterações posturais durante a gravidez? Então comente aqui embaixo e envie para algumas amigas.

Compartilhar:

Redes Sociais

Mais Populares

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Categorias

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!