O método Pilates para crianças e adolescentes

Você conhece os benefícios do método Pilates para crianças e adolescentes?

Em 2006, nos Estados Unidos, através de uma campanha realizada por Fisioterapeutas e Profissionais de Educação Física, o método Pilates foi introduzido nas escolas com o intuito de reduzir a queixa de dores nas costas causadas pelo excesso de peso das mochilas escolares. Os resultados foram tão positivos que levaram a um investimento crescente neste público. O mesmo vem ocorrendo no Brasil.

Isso porque o método apresenta exercícios eficientes, através do uso de molas nos equipamentos e de acessórios como Bolas, Rolos, Pilates circle e Faixas elásticas, onde habilidades motoras e capacidades físicas são desenvolvidas e aperfeiçoadas de acordo com a faixa etária e com a condição física da criança e do adolescente.

Benefícios do Pilates para crianças e adolescentes

O método Pilates tem como benefícios a melhora da consciência, imagem e espaço corporal, da concentração, respiração, controle do corpo, coordenação motora, redução da ansiedade, do sedentarismo, combate a obesidade, melhora da postura, evitando o surgimento de patologias, além de promover a interação e a socialização.

Para melhores resultados, é importante avaliar o porquê de pais buscarem esta atividade para os filhos. O profissional também deve realizar uma avaliação global antes do início da prática do método, bem como a reavaliação no decorrer das aulas. Lembrando que é recomendado que a partir dos 7 anos de idade a criança inicie no método.

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Tendo em vista a essência do Pilates (métodos e princípios) pode-se gerar interesse do grupo nas sessões através do ambiente, exercícios, estratégias de aula.  As sessões de aula devem ser realizadas em pequenos grupos da mesma faixa etária ou individual, de acordo com o objetivo. O aluno pode realizar duas ou três sessões por semana, com duração de 45 a 50 minutos. Não esqueça que a ludicidade, criatividade e o dinamismo devem fazer parte das sessões para este grupo.

É importante que o profissional e instrutor de Pilates busque cursos específicos para este público e entenda as características de cada faixa etária para elaborar suas aulas.

Este método específico oferece a vantagem de trabalhar a condição e aptidão física individual do aluno, a variação e adaptação dos exercícios, proporciona um treinamento integral do corpo, além das complexidades e novas formas de movimentos que o corpo assume, despertando o interesse e motivação de crianças e adolescentes.

Agora que você sabe que o método Pilates apresenta benefícios para crianças e adolescentes, confira 7 exercícios que podem ser realizados nos equipamentos e no solo.

1. Mermaid

Execução: sentar com os joelhos flexionados em posição de sereia no Cadillac, apoiar uma das mãos na barra torre e deslizar para a lateral, inclinando o tronco e alongando o máximo que conseguir. Elevar o braço oposto em direção à cabeça, inclinando o tronco o máximo que conseguir. Retorne à posição inicial.

Variações: esse movimento pode ser feito no aparelho Reformer e no solo. No solo pode utilizar acessórios como: overball, Pilates circle e bola suíça.

Benefícios: melhora da postura, respiração e alongamento da cadeia lateral do tronco.

  1. Tower (Torre)

Execução: deitar em decúbito dorsal no Cadillac, os braços devem estar ao lado do corpo, flexionar o quadril no ângulo de 90°, os pés segurando a barra em meia ponta na largura do quadril e joelhos flexionados. Realizar a extensão dos joelhos, sem tirar o quadril do aparelho. Retorne à posição inicial.

Benefícios: melhora a postura, respiração, força dos MMII, flexibilidade da cadeia posterior e a mobilidade da coluna.

  1. Hamstraing Stretch

Execução: em pé de frente para a Chair, pernas unidas e estendidas, pés paralelos e as mãos apoiadas sobre o step. Flexionar o tronco empurrando o step para baixo. Retorne à posição inicial.

Variação: com as pernas afastadas.

Benefícios: melhora a flexibilidade da cadeia posterior, mobilidade da coluna vertebral em flexão e respiração.

  1. Pulling

Execução: sentar com as pernas estendidas no Reformer de frente ao encosto de ombros, braços estendidos, segurar as alças de mãos. Realizar a flexão de cotovelos próximos ao tronco. Manter a coluna reta e estabilizada. Retorne à posição inicial.

Benefícios: melhorar a força dos MMSS, estabilização de tronco, respiração e postura.

  1. Front Split

Execução: em pé ao lado do Reformer, com uma das pernas flexionadas e joelho apoiado sobre o carrinho, com o pé apoiado no encosto de ombro. A outra perna estendida com o pé no chão. Segurar a barra de mãos com as duas mãos. Empurrar o carrinho para trás, realizando extensão de quadril e cotovelos, manter a coluna reta durante todo o movimento. Retorne à posição inicial.

Benefícios: melhorar a flexibilidade da cadeia posterior, força, postura, estabilização do tronco e respiração de crianças e adolescentes. 

  1. The roll over

 

Execução: em decúbito dorsal, braços em pronação ao lado do corpo, quadril em flexão a 90°, pernas estendidas. Eleve os MMII para cima e para trás até encostar os dedos dos pés no solo, acima da cabeça. Retorne à posição inicial, desenrolando a coluna lentamente, vértebra por vértebra, fazendo com que a lombar encoste por último no solo, evitar que a cabeça saia do solo ao retornar.

Variações: colocar o overball ou Pilates circle entre os pés.

Benefícios: Fortalecer os músculos abdominais, melhorar a flexibilidade da cadeia posterior, a mobilidade da coluna vertebral, controle do corpo e respiração. 

  1. Avião

Execução: em pé, braços ao lado do corpo, pernas e pés unidos, joelhos estendidos. Inclinar o troco à frente, realizando uma extensão do quadril de uma das pernas, equilibrar o corpo com o outro pé. Manter um braço ao lado do corpo e o outro a frente na linha do ombro, olhar para frente, manter quadril e tronco alinhados. Retornar à posição inicial. Repetir 5 vezes para cada perna.

Benefícios: melhora no equilíbrio, força, controle do corpo, postura, respiração e concentração.

Texto por: Luciana Tella
Alunas/ modelos: Mia e Nina Molinari Fontenla
Mestranda em Ensino de Ciências e Saúde
Especialização em Pilates
Profissional de Educação Física
PORTAL DA SAÚDE
@saude.exercicio

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