Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

O impacto coxo-femoral e o Pilates I

Publicamos uma matéria técnica semana passada e, como muitos leitores gostaram, a Revista resolveu iniciar a série Pilates Técnico, trazendo matérias científicas, voltadas para os profissionais de Pilates.

Você, Médico, Fisioterapeuta ou Educador Físico, também pode contribuir, enviando matérias técnicas para esta categoria. A matéria deve ser exclusiva e encaminhada para o email: contato@negociopilates.com.br.

Hoje o Dr. Joel irá falar sobre o impacto coxo-femural e a relação dele com o Pilates.

Sabemos que o impacto coxo-femoral pode ser causado por alterações sutis na anatomia e biomecânica da articulação do quadril. O impacto femoroacetabular (IFA) pode ser dividido em dois tipos. Hoje vamos falar do impacto tipo pincer.

É conseqüência do impacto repetitivo entre o lábio acetabular e a transição cabeça/colo femoral e ocorre nos casos de excesso de cobertura acetabular.

Neles, o lábio ou labrum é a estrutura mais vulnerável da cadeia biomecânica. O labrum por sua vez é parte fundamental da estabilidade intrínseca do quadril, que então pode ser comprometida, favorecendo a degeneração da cartilagem.

Predomina na faixa etária dos 20 aos 40 anos, particularmente nas mulheres jovens no início da atividade esportiva.

Veja a imagem da tomografia, mostrando o ângulo de cobertura acetabular:
DSC_0075
O ângulo de cobertura acetabular é formado pela intersecção de duas linhas a partir do centro da cabeça femoral, uma delas perpendicular e outra tangenciando o rebordo acetabular.

Valor normal: entre 25 e 40º;

Acima de 40º, indica excesso de cobertura acetabular;

Entre 20 e 25º, déficit de cobertura;

Abaixo de 20º, acetábulo displásico.

Alunos com excesso de cobertura acetabular são mais propensos a este tipo de impacto, que pode ser agravado durante as aulas de Pilates, portanto fique atento.

Dr. Joel Steinman

Médico especialista em medicina do exercício e do esporte e uma das autoridades nacionais no Método Pilates. Autor do Livro Surfing and Health/Mormaii.

Compartilhar:

Redes Sociais

Mais Populares

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Categorias

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!