É com muita alegria que hoje, nós da Revista Pilates, anunciamos a nossa nova coluna: Pilates para homens!
Como você sabe, o Pilates foi criado por um homem, chamado Joseph Pilates. Mas, com o tempo, surgiram muitos tabus em relação a prática do método por pessoas do sexo masculino. Muito se fala, equivocadamente, que Pilates é só para mulheres.
Queremos dizer que isso não existe! É tudo balela…os homens podem fazer Pilates, sim! O método faz verdadeiras maravilhas no corpo deles também.
Quem prova isso pra gente é o Fisioterapeuta Raphael Napolitano (CREFITO 192732-F), do Rio de Janeiro. Juntos, semanalmente, vamos quebrar essas barreiras que as pessoas criaram ao redor do método Pilates, mostrando exercícios específicos para os homens. Por que eles tem músculos e objetivos diferentes das mulheres quando se trata de corpo, não é mesmo?
Bom, entendido isso, vamos começar a pilatear ‘homarada’!
Exercício: Alongamento em uma perna
Posição inicial:
Deitado em supino no solo (barriga pra cima), coluna torácica em flexão fora do solo. Lombar encostada. Pernas no ar com os joelhos flexionados e o pé em flexão plantar. Mãos relaxadas na região lateral das pernas. Escápulas estabilizadas.
Exercício:
Para preparar, inspirar…
Expirar: Estender uma perna em diagonal, movendo a mão de fora em direção ao calcanhar e a mão de dentro em direção ao joelho da perna flexionada.
Inspirar: Trocar as pernas e as mãos.
Expirar: Estender completamente à outra perna outra perna flexionada.
Inspirar: Trocar as pernas.
Completar de 8-10 repetições.
Estabilidade: Torácica em flexão; região lombo-pélvica durante o movimento das pernas; Escápulas.
Mobilidade: Articulação do quadril.
Resistência: Contração do abdome sustentada.
Nota: Poderá ser feito em posição neutra, quando for mostrada força e habilidade.
Pilateiro, conte pra nós o que achou do exercício e você, pilateira, não deixe de compartilhar a matéria com os seus amigos, parentes e todos os homens da sua vida!