Em homenagem ao mês da mulher, a Revista Pilates selecionou algumas parcerias para contar sua trajetória como empreendedoras de sucesso. E para abrir essa série de matérias vamos conhecer Lorena Frange Caldas, diretora da escola Posture Saúde e Ciência, localizada em Cuiabá – MT.
1 – Quem é Lorena Frange Caldas?
Sou antes de tudo uma apaixonada pela fisioterapia, amo reabilitar e assim, amo trabalhar com o movimento e com a terapia manual. Sou Fisioterapeuta, empreendedora, professora e também serei uma eterna aluna em busca do conhecimento!
Um ponto que sempre me chamou a atenção foi o empreendedorismo, me considero uma empreendedora desde sempre, fui me arriscando, estudando e conquistando o mercado de trabalho aos poucos.
2 – Qual a sua formação e o que levou a se tronar uma referência no mercado?
Em 2002, li algo nas revistas sobre o Método Pilates, me interessei bastante pela filosofia de trabalho proposta por Joseph Pilates e fiz minha primeira formação em Pilates em São Paulo, logo em seguida conclui mais duas formações completas, uma por outra escola em São Paulo e outra no Chile, e daí não parei mais, buscando tudo sobre o Pilates em cursos avançados, workshops, congressos e tudo mais onde eu poderia aprender sobre o método.
Sou Formada em FISIOTERAPIA há mais de 22 anos, e estou no Método Pilates há mais de 20 anos, e sinto-me muito honrada em ser uma das primeiras a levar o método ao nosso Estado de Mato Grosso, um dos primeiros estúdios de Pilates de Cuiabá-MT, em 2002. Atendi em estúdio e clínica durante alguns anos seguidos, ganhando prática e referência na área. E em 2006 comecei a ministrar as primeiras palestras e workshops em Pilates, e assim a partir de 2007 iniciamos na área de formação dos profissionais, nascendo e fundando a Posturale Cursos, que hoje se tornou POSTURE – CIÊNCIA E SAÚDE.
Hoje estou na coordenação dos cursos da Posture, ministro aulas em pós graduações e atuo também nos cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento no Método Pilates, portanto além de ser apaixonada pela profissão, desde então sou apaixonada por educar!
3- O Sebrae divulgou uma pesquisa indicando que metade dos empreendedores em fase inicial de negócio são mulheres. No mês que comemoramos o dia da mulher, como você enxerga este dado?
O empreendedorismo feminino é um movimento que cresce no mundo inteiro nos últimos anos, fruto do avanço na garantia dos direitos femininos, trazendo assim uma quebra de paradigmas e uma renovação no mercado de trabalho. Especialmente ao iniciar um negócio, abrir uma empresa, as mulheres vêem liderando por terem mais iniciativa, se arriscam mais e estão cada vez mais auto confiantes e preparadas.
Mas, apesar do crescimento, vejo que ainda há vários obstáculos a serem enfrentados para que as oportunidades para homens e mulheres sejam equivalentes.
4 – Na sua opinião por que as mulheres brasileiras estão empreendendo cada vez mais? O que tem levado a decidir iniciar um negócio frente a outras alternativas como seguir carreira em uma empresa por exemplo?
Sim, as mulheres estão cada vez mais empreendendo!
Na minha opinião, empreender é uma atitude de determinação, coragem e inovação.
São muitos os desafios enfrentados pelas mulheres e, no meio corporativo, ainda precisam lidar com assédio e com preconceito, como ideias ultrapassadas de que são muito emotivas ou que não poderão se comprometer com a empresa se tiverem filhos.?
Dados mostram que mais da metade das mulheres empreendedoras brasileiras têm filhos, sendo uma questão que a maioria busca por horários flexíveis que permitam conciliar as tarefas domésticas e a vida profissional.
5 – Pode nos contar como começou a sua experiência como empreendedora e quais as maiores dificuldades que enfrentou? Acredita que o empreendedorismo para a mulher tem alguns obstáculos diferenciados ou não?
Digo sempre que a chave para a gestão da vida é ter uma direção e um propósito. O tempo é incontrolável, implacável e está sempre fluindo. Você só pode gerenciar a si mesma. Consequentemente, isso exige uma grande disciplina… Então, o conselho que dou é para criar o hábito de avaliar o seu próprio gerenciamento e tentar descobrir quais sãos os roubadores de tempo que permite que tirem seus minutos. Depois que forem identificados, não deixe que eles aproveitem seus minutos, esgotem sua energia e detenham sua vida.
6 – Você é diretora da Posture Saúde e Ciência, trabalha com gestão do tempo e ainda gere a sua casa e a sua vida pessoal. Sabemos que as mulheres acabam realizando uma série de tarefas quase que ao mesmo tempo, mas muitas vezes é complicado empreender e gerenciar tantas outras coisas. Como você faz e o que aconselharia para a mulher empreendedora do Pilates que anda sobrecarregada?
Com todas as suas habilidades e competências, as mulheres contribuem muito para o crescimento econômico e empreendedorismo.
Gosto de citar os principais diferenciais da mulher no mercado de trabalho:
A resiliência, que é uma forte característica das mulheres no mercado de trabalho e na vida.
As mulheres são melhores em sobreviver às adversidades, trabalhar sob pressão, lidar com desafios e encontrar novas soluções.
Outra característica é capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, que também é uma habilidade feminina. As jornadas duplas estão aí para confirmar.
Comprometimento também é um ponto forte das profissionais. As mulheres prezam por fazer um trabalho bem feito, com atenção e capricho. Além de serem muitas vezes mais comprometidas com horários.
Mulheres também são profissionais criativas e preparadas para criar novos caminhos e soluções. Uma forte demanda do mercado de trabalho atual.
7 – Falamos de dificuldades e obstáculos eventuais para a mulher empreendedora do Pilates, mas você acredita que há um lado positivo também? Existem características mais particulares ao gênero que ajudam a mulher a entrar no mercado e empreender? Como você tem ajudado centenas de mulheres a empreender?
Contribuo gravando vídeos e ministrando aulas sobre o empreendedorismo, gestão em Estúdio Pilates, Gestão Clínica, acredito as aulas nessa área são fundamentais para orientação profissional, não podemos ser somente capacitados técnicos, precisamos de gestão.
8- Que DICA você daria a quem lê este artigo e está pensando em abrir um negócio?
A dica que dou é;
1- Adquira primeiro experiência em outras empresas, Estúdios Pilates ou Clínicas;
2– Tenha antes um capital para começar seu negócio;
3– Planejamento é a chave….
4– Agregue valor a seus serviços; se especialize, se aprimore, estude! Invista sempre no conhecimento para que reflita em seus valores.
5- Seja a melhor em tudo que faz; tenha excelência em seus serviços, dê o melhor sempre.