Movimente seu centro! Dicas de exercícios para o centro de seu corpo

Mobilize a sua pelve corretamente e sinta que ela execute as suas funções no corpo!

Movimente seu centro! - Dicas de exercícios para o centro de seu corpo - Natalia Carvalho

Sabe-se que a região pélvica na gestação é mais sensível e importante do corpo, afinal ela é a casa do bem mais precioso para uma mãe.  

Então, quando se fala dessa região é importante ter um olhar e um cuidado maior para fortalecer e alongar a região pélvica. 

Porém, quando falamos de articulação as mais comuns que logo pensamos seriam a do punho, cotovelo, joelhos… pois elas são de grande deslocamento e amplitude. Mas já a pelves , a história é outra, ela é tratada como um bloco e o que mais escutamos nas aulas de pilates seria encaixa o quadril . 

Para desmistificar essa ideia de bloco que tal lembrarmos da anatomia do assoalho pélvico 

O assoalho pélvico é formado pelo diafragma da pelve, que consiste nos músculos isquiococcígeo , e nas fáscias que recobrem as faces superior e inferior desses músculos. Situa-se na pelve menor, separando a cavidade pélvica do períneo. 

PUBLICIDADE
Pelve – Imagem da internet

Então pensando nessa anatomia, e nessa região tão importante no momento da gestação, elaborei três exercícios que movimenta essa região sutilmente ativando as musculaturas mais profundas: 

Treino para o oito 

Posição inicial: sentado sobre os isquios no reformer, com os pés apoiados no solo sem nenhuma mola. Coluna neutra. 

Movimento: permitindo um balanço da pelve, comece a rolar em cima dos isquios, balançando para frente e para trás, mexendo o quadril, mas mantendo o eixo da torácica em diante neutra. 

Respire de maneira profunda e fluida durante o movimento

 

 

 

 

 

 

Objetivo: percepção da região pélvica, mobilizando a musculatura de toda a região 

 

 

 

 

Balanço do Barco  

Posição Inicial: sentado no reformer, com apoio do peso no isquios. Coluna neutra e pés apoiados no solo, com as pernas afastadas. 

Movimento: inspire enquanto flexiona os quadris, transferindo o peso para a parte anterior dos isquios em direção ao púbis. Nessa posição, acontecerá o alongamento de toda a musculatura interna da pelve e ativação da região do dorso. 

Expire enquanto retorna , estendendo o quadril e rolando por cima dos isquios, mantendo a coluna neutra. Então vou em direção para frente e perceba que a coluna seria o centro, no caso o mastro do barco. Então, faço esse exercício como um balanço e nunca esquecendo da respiração. 

Objetivo: alongar a musculatura interna da pelve e melhorar a propriocepção local. 

Stretch front 

Posição inicial: De frente para a barra do reformer, com o metatarso apoiado na barra, o outro pé no solo, com as mãos em direção ao ombro . Respire de maneira fluida em todo o movimento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Movimento: mantenha os braços na direção que está. Faça uma leve pressão empurrando a barra e encaixando o quadril, transferindo o peso para frente. Em seguida pressione de volta a barra estendendo o joelho e relaxando a coluna em direção ao joelho.

 

 

 

 

Objetivo: alongar e mobilizar a pelve e as articulações dos quadris. 

 

 

 

 

 

 

 

Colaborou no texto:

Natalia Lima

Homeopata/acupuntura /doula/gestação

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!