Mat Pilates

A vez do Mat Pilates

Seguindo a proposta da matéria anterior daremos continuidade com o nosso incentivo de incluir mais movimento em nossas vidas para que assim possamos viver com mais saúde e desfrutando de uma vida proveitosa e feliz.

Após o despertar o corpo através do pré-pilates, onde espero que vocês já tenham experimentado essa deliciosa sequencia sugerida, seguiremos então a nossa caminhada para quem busca a felicidade através do condicionamento físico, abordando agora o Mat Pilates. Vem se mexer com a gente:

Spine Stretch no Mat Pilates

Posição Inicial: em posição sentada no Mat Pilates, coluna alinhada, braços alongados a frente do tronco, pernas estendidas e ligeiramente afastadas e pés neutros.

Movimento: flexione o tronco para frente, alongando os braços por cima das pernas em direção aos pés.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Retorne mobilizando a coluna até a posição inicial. Mantenha durante todo o exercício a descarga de peso nos ísquios.

The Hundred

Posição Inicial: deitada no Mat Pilates, em decúbito dorsal, coluna alinhada, pernas estendidas e unidas, braços alongados ao lado do tronco.

Movimento: suba o tronco em flexão e simultaneamente, a poucos centímetros do solo, alongando os braços ao lado do tronco. Inspire e pulse 5 vezes os braços de forma firme e rápida, através do movimento do ombro. Expire e continue os pulsos por cinco vezes. Esse ciclo se repete até totalizarmos 10 respirações completas, totalizando 100 pulsos.

Variações:

Hundred 90/90

Hundred 45 graus

Single Leg Circle

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal no Mat Pilates, coluna alinhada, uma perna estendida no solo e a outra para o teto e braços alongados ao lado do tronco.
Movimento: Circule a perna de cima para dentro e para fora, até voltar a posição inicial. Repita o movimento. Após 5 repetições alterne a perna.

Variação:

Side Kick

Posição Inicial: deitado de lado, ante braço apoiado no chão, imaginando uma parede atrás de você, onde a coluna permanece alinhada, perna debaixo flexionada e a de cima estendida.

Movimento: deslize a perna de cima à frente, mantendo o alinhamento do pé com o quadril, com o pé em dorsi-flexão e dê dois chutes, mantendo o alinhamento do tronco. Deslize a perna para trás com o pé em flexão plantar, permitindo uma pequena extensão lombar.

Swimming

Posição Inicial: deitado em decúbito ventral sob o Mat, pernas estendidas e unidas, braços alongados acima da cabeça.

Movimento: suba o tronco em extensão, juntamente com os braços e pernas.
Balance braços e pernas alternadamente, sem tocá-los no solo, mantendo a estabilidade da extensão de coluna. Faca 5 movimentos na inspiração e 5 na expiração.

Boas práticas e até o próximo encontro!

Livia Meira Bassetto

Fisioterapeuta especialista em Geriatria (UFSCAR), instrutora de Pilates com Formação completa em Pilates pela TcPilates, treinadora Stretch-eze, embaixadora Flow Wheel e proprietária do Espaço New Corp.

Instagram: @liviameirabassetto
Facebook: Livia Meira Bassetto

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio