Mat Pilates

A vez do Mat Pilates

Seguindo a proposta da matéria anterior daremos continuidade com o nosso incentivo de incluir mais movimento em nossas vidas para que assim possamos viver com mais saúde e desfrutando de uma vida proveitosa e feliz.

Após o despertar o corpo através do pré-pilates, onde espero que vocês já tenham experimentado essa deliciosa sequencia sugerida, seguiremos então a nossa caminhada para quem busca a felicidade através do condicionamento físico, abordando agora o Mat Pilates. Vem se mexer com a gente:

Spine Stretch no Mat Pilates

Posição Inicial: em posição sentada no Mat Pilates, coluna alinhada, braços alongados a frente do tronco, pernas estendidas e ligeiramente afastadas e pés neutros.

Movimento: flexione o tronco para frente, alongando os braços por cima das pernas em direção aos pés.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Retorne mobilizando a coluna até a posição inicial. Mantenha durante todo o exercício a descarga de peso nos ísquios.

The Hundred

Posição Inicial: deitada no Mat Pilates, em decúbito dorsal, coluna alinhada, pernas estendidas e unidas, braços alongados ao lado do tronco.

Movimento: suba o tronco em flexão e simultaneamente, a poucos centímetros do solo, alongando os braços ao lado do tronco. Inspire e pulse 5 vezes os braços de forma firme e rápida, através do movimento do ombro. Expire e continue os pulsos por cinco vezes. Esse ciclo se repete até totalizarmos 10 respirações completas, totalizando 100 pulsos.

Variações:

Hundred 90/90

Hundred 45 graus

Single Leg Circle

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal no Mat Pilates, coluna alinhada, uma perna estendida no solo e a outra para o teto e braços alongados ao lado do tronco.


Movimento: Circule a perna de cima para dentro e para fora, até voltar a posição inicial. Repita o movimento. Após 5 repetições alterne a perna.

Variação:

Side Kick

Posição Inicial: deitado de lado, ante braço apoiado no chão, imaginando uma parede atrás de você, onde a coluna permanece alinhada, perna debaixo flexionada e a de cima estendida.

Movimento: deslize a perna de cima à frente, mantendo o alinhamento do pé com o quadril, com o pé em dorsi-flexão e dê dois chutes, mantendo o alinhamento do tronco. Deslize a perna para trás com o pé em flexão plantar, permitindo uma pequena extensão lombar.

Swimming

Posição Inicial: deitado em decúbito ventral sob o Mat, pernas estendidas e unidas, braços alongados acima da cabeça.

Movimento: suba o tronco em extensão, juntamente com os braços e pernas.
Balance braços e pernas alternadamente, sem tocá-los no solo, mantendo a estabilidade da extensão de coluna. Faca 5 movimentos na inspiração e 5 na expiração.

Boas práticas e até o próximo encontro!

Livia Meira Bassetto

Fisioterapeuta especialista em Geriatria (UFSCAR), instrutora de Pilates com Formação completa em Pilates pela TcPilates, treinadora Stretch-eze, embaixadora Flow Wheel e proprietária do Espaço New Corp.

Instagram: @liviameirabassetto
Facebook: Livia Meira Bassetto