Mat Pilates & Corona Vírus

Mat Pilates – vem para o treino!

Não pode frequentar um estúdio de Pilates? Sem problemas, use o peso do corpo e pratique Mat Pilates. O importante é não deixar de praticar atividade física de forma segura.

Como se proteger

Chegou a hora de nos recolhermos em casa. Nossa missão, seguindo as lições de Joseph Pilates, é promover a saúde e o bem estar. E nossa responsabilidade nesse momento de pandemia mundial nos mostra que a melhor forma de cuidarmos de nossa saúde, é seguirmos as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), mantendo distanciamento social. Neste período recomendamos que você continue mantendo um estilo de vida saudável: hidrate-se, alimente-se bem e mantenha uma rotina de atividades físicas com Mat Pilates.

Confira 3 medidas que ajudam a manter o sistema imunológico em dia

Alimentação Saudável: hábitos que não previnem infecções virais, mas ajudam a fortificar o sistema imunológico e a preparar o corpo para enfrentá-los.

Hidratação: manter a hidratação do corpo adequada permite o funcionamento da imunoglobulina IgA, que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções, muito comuns em crianças. Quando não bebemos água o suficiente, desidratamos com redução da saliva, lágrimas e desidratação das mucosas e, consequentemente, há redução da IgA.

PUBLICIDADE
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
Mentoria MetaLife
Mês do cliente - Descontos incríveis aproveite
Mentoria MetaLife

Exercício Físico: manter a prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o exercício é um tratamento anti-ansiedade natural e eficaz. Ele alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfina. Nossa dica neste momento é: pratique Mat Pilates! Ele pode ser praticado somente com o peso do corpo, ou mesmo com o auxílio de acessórios.

Treino em casa

As aulas de Mat Pilates em casa, com orientação de um profissional via web, frente à pandemia mundial, é uma alternativa segura de manter seu corpo e mente alertas. O Mat Pilates leva o aluno a avaliar melhor o seu corpo e possibilita movimentos mais sinestésicos (harmônicos) por serem de menor complexidade. Melhora a consciência corporal através do autoconhecimento e faz com que ele sinta e entenda a posição da coluna vertebral com mais comodidade. A percepção do trabalho do centro do corpo, de alinhamento e simetria corporal também acontece com mais facilidade.

Devemos iniciar com exercícios menos complexos para que o aluno sinta o Power House de uma forma mais simples, preparando o corpo de uma forma mais lenta. O profissional molda o aluno com mais facilidade, assim ele sentirá o que você quer.

Os exercícios de Mat tem um processo pedagógico que facilita o entendimento para analisar os problemas com mais facilidade. Tem modificações para todas as anomalias e isso faz com que o aluno se sinta assessorado, mais seguro para executar os movimentos.

Dicas para os instrutores

É preciso criar um desejo de organizar os conhecimentos e treinamentos para poder ensinar de uma maneira organizada.

Temos que transmitir ao aluno o desejo, a vontade de fazer a coisa certa. Dá trabalho, exige disciplina, mas leva a um movimento prazeroso, a sensações boas. E o aluno sempre está em busca de algo: simetria, postura, alinhamento, equilíbrio muscular, ajustes posturais (cabeça, coluna , pés, etc).

“O MOVIMENTO CORRETO LEVA A UMA FORMA CORRETA”.

Tenho que dar estímulos à inteligência durante todo o tempo, construir as faculdades mentais. Tenho que estimular o visual, auditivo, tatocinestésico, dando elementos para melhorar a precisão (melhora da movimentação).

É preciso obter a manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido e harmonioso, com mente saudável.

Pilates tem um conceito de saúde física, mental e emocional, faz com que você realize suas atividades diárias de uma maneira satisfatória, espontânea, prazerosa e natural.

E o que mais pode ser feito?

Fortalecer sua imunidade, seu sistema fisiológico, que é o principal responsável por impedir que o vírus consiga se estabelecer e se multiplicar no seu organismo;

O MAIS IMPORTANTE é manter seu organismo forte, bem nutrido, descansado e com boa exposição ao sol e ao ar livre;

Não faz nenhum sentido se preocupar. Mas TODO o sentido se preparar;

Por favor, fique em casa! Quanto mais cedo nos isolarmos, mais cedo nos abraçaremos.

Solaine Perini
@solaine_perini

Graduada em fisioterapia pelo Centro Universitário Feevale. Especialista em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício pela Universidade Gama Filho(UGF). Mestranda em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista (IPA) e em formação com a The Pilates Studio Brasil – Inélia Garcia. Diretora Técnica da Original Pilates. Possui experiência em docência nos cursos de formação em todo o país. Colunista da Revista Pilates.

 

 

PUBLICIDADE