Mamãe Pilateira

Hoje, Dia das Mães, apresentamos a história de uma mamãe muito especial – Paula Uemura. Ela é linda, Fisioterapeuta, pilateira, Especialista em Pilates e Funcional Suspenso, Pole trainer e palestrante. Quando falamos pela primeira vez com a Paula, seu filho Miguel tinha apenas 5 meses de idade. Ela tinha feito um ensaio fotográfico belíssimo ao lado dele.

Hoje, Miguel já tem cinco anos, virou pilateiro de carteirinha, e tem um irmãozinho de um 1 ano e 8 meses, o Henrique.

Uma das coisas que mais nos chamou atenção, nas duas gestações, foi a rapidez com que a mamãe voltou à boa forma. 45 dias após o parto do segundo bebê, por exemplo, Paula já estava de volta as atividades, mostrando muita disposição e um físico incrível! O segredo? Pilates duas vezes por semana, no pré e pós-parto, Pole Dance, Suspenso…ou seja: muita atividade física.

Conheça a história de Paula e inspire-se! Sempre é tempo de começar, recomeçar, de buscar o melhor para sua saúde e auto-estima, mamãe!

Paula é dona do estúdio que leva o seu nome: Estúdio Paula Uemura, localizado em São Carlos (SP). Lá, ela trabalha com Pilates mamãe e bebê,  Pilates para Gestantes, Pilates pós-parto, Pilates avançado, Mat Pilates, Método abdominal hipopressivo e Pole training Fitness para todos os públicos. Além de K-hit, Ballet Fitness e Suspension.

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MetaLife Pilates
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Paula pratica Pilates desde 2007 e fala sobre os benefícios do Pilates durante a gravidez e pós-parto:

Trabalho da respiração

É um dos princípios mais importantes do método Pilates. Através dele torna-se possível: a otimização de padrões respiratórios inadequados, reduzindo a sensação de cansaço; a ativação de músculos do tronco e abdome que trabalham quando respiramos profundamente; a melhora da consciência corporal que, além de corrigir a postura, ajuda a acalmar.

Fortalecimento da musculatura do abdome

O Pilates, além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado de transverso do abdome, que funciona como uma cinta. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem, trazendo desequilíbrios posturais.

Fortalecimento do assoalho pélvico

Um assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto; melhora a circulação para a região pélvica; promove a rápida recuperação e cicatrização; auxilia na reconquista de boa qualidade muscular após o parto; previne incontinência urinária por esforço; apóia os órgãos da pelve; previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas e promove a estabilidade da musculatura postural.

Melhora da circulação

Com o Pilates é uma atividade dinâmica, ocorre uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo. Isso é benéfico tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Um dos resultados visíveis é a prevenção de câimbras e inchaços nas pernas.

Otimização da postura

Durante a gestação, o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade que, por sua vez, conduz às alterações posturais típicas da gravidez. A projeção da coluna para frente pode trazer desconfortos musculares como a lombalgia, muito comum em gestantes. Com a prática assídua do Pilates, os músculos responsáveis pela postura são ativados através de um trabalho de reeducação de movimento e isso ajuda a amenizar os quadros de dor.

Preparo para o parto

A interação entre o corpo e a mente durante a prática do método, conscientiza a gestante sobre as modificações fisiológicas e psicológicas dando um maior suporte para o parto.

Fortalecimento dos membros superiores e inferiores:

No Pilates, todo o corpo é trabalhado, assim, tanto os braços quanto as pernas, serão fortalecidos para ajudar a futura mamãe a ter qualidade de vida durante a espera e durante os cuidados com o bebê, como carregar e amamentar.

Atividade de baixo impacto

O método Pilates tem no seu amplo repertório exercícios com movimentos de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações das gestantes.

Bem-estar físico e mental

Os exercícios do método associados com a respiração e concentração promovem um relaxamento e um bem estar físico e mental às gestantes.

Qualidade de vida

A soma de todos os benefícios citados anteriormente possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê

Leia a primeira matéria que fizemos com a Paula AQUI!