
Por: Instituto Golden
O nosso corpo possui receptores responsáveis por captar estímulos da periferia, que são traduzidos em sinais elétricos e químicos e conduzidos ao sistema nervoso central.
Esses receptores estão presentes pelo corpo todo, mas estão mais concentrados no sistema fascial. Quando o tecido está densificado, há uma falha na captação dos estímulos, consequentemente a via eferente (resposta) acaba sendo comprometida.
Existe um tipo de receptor que capta sensações, condições internas do organismo e necessidades básicas, chamados de interoceptores.
Quando o corpo não é estimulado através de movimentos, os tecidos se tornam mais densos e comprometem a capacidade interoceptiva, fazendo com que o indivíduo se sinta prostrado e com a sensação de que algo estranho está acontecendo.
Os estímulos internos e externos conferem a capacidade proprioceptiva do ser humano. Existem diversos estudos mostrando que pessoas com dores crônicas e sedentárias sentem mais dores, justamente por esses receptores não serem estimulados de maneira adequada.
O movimento consciente aliado à respiração faz com que ocorra distribuição de tensões pela estrutura, permitindo uma melhor captação de estímulos e uma resposta mais adequada em relação ao bem estar daquele indivíduo.
É necessário que os movimentos sejam multidirecionais, alterando velocidade e ângulos, afim de contemplar maior variedade de estímulos e receptores, potencializando as respostas autônomas e centrais.
O método Pilates contempla essa perspectiva e está muito indicado para que haja uma ativação adequada desses receptores, melhorando a capacidade proprioceptivo, diminuindo a dor e propiciando um estado de prazer e bem estar constante.
Gostou da explicação sobre interocepção do fisioterapeuta Felipe Falarozzo, do Instituto Golden? Então deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe com alguns amigos.