Importância do powerhouse no Pilates

O conceito powerhouse, a “casa” ou “centro” de força do nosso corpo, é a capacidade de coordenar a mecânica respiratória do diafragma com a sinergia dos músculos abdominais, multífidus e períneo.

Uma vez coordenado, conseguimos estabilizar o tronco, principalmente a coluna lombar, e realizar qualquer outro movimento do corpo com segurança, diminuindo os riscos de lesões na coluna.

Joseph Pilates acreditava que nossos músculos abdominais seriam a fonte de energia de todo o nosso corpo, nosso centro e ponto de partida para todos os movimentos. Sendo assim, precisa existir um equilíbrio entre a musculatura anterior e posterior do tronco.

Para entendermos melhor, um pouco de anatomia:

O diafragma fica superiormente em forma de cúpula e o períneo fica inferiormente, formando o assoalho pélvico.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

O multífidus é um músculo interno que fica na coluna posteriormente e tem a função de estabilizar a coluna. Na parte anterior temos a musculatura abdominal. O transverso e o oblíquo interno do abdome são os únicos a ter conexão com a parte anterior e, com a coluna, eles formam um cilindro. Fortalecer esse cilindro era o objetivo maior de Joseph Pilates.

Recentemente, após explicar a uma aluna a mecânica respiratória do Pilates, ela disse a seguinte frase: ” Nossa, como eu sinto meu corpo em harmonia quando consigo contrair o abdome dessa forma!”.

E essa é a ideia! Ter o controle do seu corpo para conseguir movimentos com fluidez e harmonia.

Andrea Fidalgo
Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F)
StudioSpasa

6 COMENTÁRIOS

  1. O texto até está bonitinho mas essa foto com contração excessiva de transverso acaba fazendo com que o Reto abdominal venha pra fora….. a contração do transverso não pode ser excessiva… a foto está muito mal……tem que ter mais cuidado com isso…

  2. Tudo isso estou aprendendo,pilates pra mim foi a melhor coisa que encontrei tinha meus músculos travados não conseguia trabalhar direito e nem caminhar de tanta dor,hoje com apenas 4 seções não tenho dor estou mais disposta para todas minhas tarefas,mas espero que com mais tempo de exercícios vou ficar melhor ainda.É maravilhoso não largo mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!