O conceito powerhouse, a “casa” ou “centro” de força do nosso corpo, é a capacidade de coordenar a mecânica respiratória do diafragma com a sinergia dos músculos abdominais, multífidus e períneo.
Uma vez coordenado, conseguimos estabilizar o tronco, principalmente a coluna lombar, e realizar qualquer outro movimento do corpo com segurança, diminuindo os riscos de lesões na coluna.
Joseph Pilates acreditava que nossos músculos abdominais seriam a fonte de energia de todo o nosso corpo, nosso centro e ponto de partida para todos os movimentos. Sendo assim, precisa existir um equilíbrio entre a musculatura anterior e posterior do tronco.
Para entendermos melhor, um pouco de anatomia:
O diafragma fica superiormente em forma de cúpula e o períneo fica inferiormente, formando o assoalho pélvico.
O multífidus é um músculo interno que fica na coluna posteriormente e tem a função de estabilizar a coluna. Na parte anterior temos a musculatura abdominal. O transverso e o oblíquo interno do abdome são os únicos a ter conexão com a parte anterior e, com a coluna, eles formam um cilindro. Fortalecer esse cilindro era o objetivo maior de Joseph Pilates.
Recentemente, após explicar a uma aluna a mecânica respiratória do Pilates, ela disse a seguinte frase: ” Nossa, como eu sinto meu corpo em harmonia quando consigo contrair o abdome dessa forma!”.
E essa é a ideia! Ter o controle do seu corpo para conseguir movimentos com fluidez e harmonia.
Andrea Fidalgo
Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F)
StudioSpasa