Você já aprendeu que o Impacto Fêmoro-Acetabular (IFA) exerce papel importante na causa mecânica do desenvolvimento da artrose do quadril e que as artroses “sem causa aparente” são secundárias a sutis alterações acetabulares e femorais previamente subestimadas ou não reconhecidas.
Hoje iremos falar do impacto tipo cam.
O tipo cam está relacionado à perda da concavidade da transição cabeça/colo femoral, e resulta do contato repetitivo entre a transição do colo-cabeça femoral (com forma convexa), contra o acetábulo. Isso leva a degeneração da cartilagem articular pela força de cisalhamento transmitida para a porção antero-lateral do acetábulo.
Esta alteração, deformidade conhecida em cabo de pistola, leva a uma redução do offset entre a cabeça e a transição lateral do colo femoral. Está presente em 6% dos homens e 2% das mulheres, com 50% de bilateralidade e determina impacto na porção ântero-superior da cartilagem acetabular, com posterior erosão condral e destacamento do lábio adjacente.
O setor não esférico da cabeça ou da junção cabeça-colo é comprimido dentro do acetábulo provocando abrasão de “fora para dentro” ou avulsão da cartilagem articular, enquanto o lábio num primeiro momento permanece intacto.
Com o tempo, a substância do lábio desinserido degenera, enquanto a região da borda lateral permanece com sua textura normal por longo período, permitindo sua refixação.

J.W. Thomas Byrd, MDFemoroacetabular Impingement in Athletes: Current Concepts Am J Sports Med March 1, 2014 42 737-751
A medida do ângulo ? (ângulo de Nötzli), formado pelo eixo do colo femoral e uma linha conectando o centro da cabeça com o ponto do início da esfericidade do contorno cabeça-colo femoral funciona como um indicativo para o impacto. Um ângulo maior que 50° é indicativo de anormalidade do tipo CAM.
Você sabe quanto é o ângulo alfa de seu aluno com dores no quadril?
Dr. Joel Steinman
Diretor do Tao Pilates Instituto de Medicina do Exercício e do Esporte