Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Impacto fêmoro-acetabular e o Pilates II

Você já aprendeu que o Impacto Fêmoro-Acetabular (IFA) exerce papel importante na causa mecânica do desenvolvimento da artrose do quadril e que as artroses “sem causa aparente” são secundárias a sutis alterações acetabulares e femorais previamente subestimadas ou não reconhecidas.

Hoje iremos falar do impacto tipo cam.

O tipo cam está relacionado à perda da concavidade da transição cabeça/colo femoral, e resulta do contato repetitivo entre a transição do colo-cabeça femoral (com forma convexa), contra o acetábulo. Isso leva a degeneração da cartilagem articular pela força de cisalhamento transmitida para a porção antero-lateral do acetábulo.

Esta alteração, deformidade conhecida em cabo de pistola, leva a uma redução do offset entre a cabeça e a transição lateral do colo femoral. Está presente em 6% dos homens e 2% das mulheres, com 50% de bilateralidade e determina impacto na porção ântero-superior da cartilagem acetabular, com posterior erosão condral e destacamento do lábio adjacente.

O setor não esférico da cabeça ou da junção cabeça-colo é comprimido dentro do acetábulo provocando abrasão de “fora para dentro” ou avulsão da cartilagem articular, enquanto o lábio num primeiro momento permanece intacto.

Com o tempo, a substância do lábio desinserido degenera, enquanto a região da borda lateral permanece com sua textura normal por longo período, permitindo sua refixação.

raiox
Byrd JW, Jones,KS Diagnostic Accuracy of Clinical Assessment, Magnetic Resonance Imaging, Magnetic Resonance Arthrography, and Intra-articular Injection in Hip Arthroscopy Patients Am J Sports Med 32 (7) 2004 1668-1674
J.W. Thomas Byrd, MDFemoroacetabular Impingement in Athletes: Current Concepts Am J Sports Med March 1, 2014 42 737-751

A medida do ângulo ? (ângulo de Nötzli), formado pelo eixo do colo femoral e uma linha conectando o centro da cabeça com o ponto do início da esfericidade do contorno cabeça-colo femoral funciona como um indicativo para o impacto. Um ângulo maior que 50° é indicativo de anormalidade do tipo CAM.

Você sabe quanto é o ângulo alfa de seu aluno com dores no quadril?

Dr. Joel Steinman
Diretor do Tao Pilates Instituto de Medicina do Exercício e do Esporte

Compartilhar:

Redes Sociais

Mais Populares

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Categorias

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!