Início Bem-estar

Home office x postura x Pilates

Você está trabalhando home office? Para muitas pessoas, essa é uma realidade há mais de 1 ano, desde que começou a quarentena, em 2020. Tudo bem que já deu tempo de adaptar a casa e investir em uma cadeira confortável e em uma mesa adequada para o trabalho. Mas não tem jeito: muita gente prefere sentar no sofá, na banqueta da cozinha, ou mesmo na cama, com o computador no colo, na frente ou na lateral. Final do dia vem os sinais da má postura: tensão e dores – as vezes bem intensas. A cervical e a lombar geralmente são as áreas mais afetadas. Como o Pilates pode te auxiliar nesse novo desafio, que é fazer home office sem sentir dor? Quem dá as dicas pra gente é o Matheus Garofalo. Ele é Fisioterapeuta, possui Pós graduação em cardiorrespiratória e ortopedia e tem bastante afinidade com trabalhos voltados a correção postural. Acompanhe:

No último ano, devido ao isolamento social, empresas aderiram ao home office, o que levou muitos a ter que improvisar um escritório em casa. Mas nem sempre conseguimos adaptar nosso posto de trabalho em casa da maneira correta. Essa má postura durante o seu expediente pode acabar contribuindo para o aparecimento de dores e, futuramente, patologias ortopédicas e neurológicas. Portanto, é preciso fazer algo para tratar, ou mesmo prevenir.

Home office x Pilates

O Pilates é um método que une corpo e mente. Ele chegou ao Brasil no início dos anos 90 e tem cada vez mais se tornado parte do cotidiano das pessoas, que tem visto os seus benefícios, sendo eles tanto psicológicos (concentração e consciência corporal), como físicos (força e mobilidade).

Partindo desse princípio, o método Pilates, quando une todos esses benefícios, atua na melhora das dores causada pela má postura. A princípio, uma maneira de amenizar essas dores seria realizar a prática do método, seja em casa, com vídeos aulas oferecidas nas redes sociais, ou em estúdios, ambas conduzidas por profissionais qualificados a prescreverem os exercícios. Caso não seja possível, uma pequena pausa de 10 a 15 minutos durante o seu dia para realizar alguns exercícios de mobilidade e alongamento pode te ajudar a aliviar totalmente, ou parcialmente essas dores.

PUBLICIDADE

Recomendo você fazer 5 exercícios de maneira calma, deixando sempre sua respiração fluída, e fazendo de 8 a 12 repetições.

Um exercício muito conhecido e muito benéfico para tratar as dores causadas pela má postura, também no home office, é o Mermaid, onde você alonga e mobiliza sua coluna de maneira global. Portanto, sua prática é muito recomendada. Sente-se com as pernas cruzadas, apoie uma mão no chão e incline para o lado oposto. Lembre-se de fazer isso nos dois lados.


Sente-se com as pernas estendidas e levemente abertas, abra os braços e realize a rotação do tronco para os dois lados, conforme mostra a imagem.


Primeiramente, sente-se com os joelhos estendidos e as pernas levemente afastadas. Posteriormente, estenda seus braços sob a coxa, deslize até as pontas dos pês e retorne para a posição inicial.


Deite-se de barriga para cima, apoie seus pés no chão, vá retirando vértebra por vértebra, até elevar o quadril e deixar parte da lombar suspensa, e retorne para a posição deitado. Esse exercícios é igualmente benéfico pra tratar as dores causadas pela má postura no home office.


Deite-se de barriga para cima, dobre uma perna em direção ao peito, segurando-a com as mãos. Mantenha a outra perna esticada e, posteriormente, alterne o movimento, esticando a perna dobrada e dobrando a perna esticada durante a sua expiração.

Ter dores nas costas é um problema comum. Afinal, segundo a OMS (organização mundial de saúde), 85% da população sofre ou irá sofrer desse mal. O Pilates é um excelente aliado para o alivio dessas dores e para correção dessa má postura, inclusive as praticadas durante o home office. Com a prática regular do método é possível diminuir as crises de dores, tanto cervicais como lombares.

Um grande abraço
Matheus Garofalo
Fisioterapeuta
Crefito: 133555-F
Instagram: @mathgarofalo

PUBLICIDADE