Hango: o acessório que facilita o alinhamento dos punhos

Hango: o acessório que facilita o alinhamento dos punhos

O mercado de Pilates costuma se dividir em duas frentes: Pilates clássico e Pilates contemporâneo.  Alguns profissionais preferem seguir a linha tradicional, que Joseph deixou como legado, sem alterar em nada os exercícios, os princípios e a filosofia. Enquanto outros defendem que o Pilates da atualidade pode vir a somar ao método original conhecimentos biomecânicos, cinesiológicos e da plasticidade musculoesquelética, descobertos por meio de pesquisas científicas.

De acordo com estudiosos, a ideia é que essas pesquisas agreguem informações para que o método cresça sem perder a essência. Dentro deste pensamento, inúmeros acessórios estão surgindo com o objetivo de facilitar/ assistir, ou mesmo dificultar, certos movimentos. Eles também podem ajudar a diversificar as aulas e até corrigir, ou evitar, posicionamentos inadequados ou prejudiciais para algumas pessoas.

Juliana Harumi Tanimaru, Bacharel em Esporte e Professora de Pilates, vai mostrar pra gente alguns desses acessórios ao longo de uma série de matérias, exemplificando a usabilidade deles na execução de exercícios do método Pilates. Hoje, ela nos apresenta o Hango – um acessório que facilita o alinhamento dos punhos, evita sobrecargas e ainda aumenta – E MUITO – o repertório de exercícios.

Pra quem curte aliar o Pilates a outros tipos de exercícios, ele dá infinitas possibilidades. Basta o profissional usar a criatividade, sem esquecer da segurança e da relevância de determinada modificação, é claro! Afinal, toda mudança precisa ter um propósito determinado.

Sabemos que dentro do Pilates temos os princípios básicos e contemporâneos, que são os alicerces do método. Dentre eles temos o conceito de descarga de peso.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Este princípio nos embasa em relação aos alinhamentos posturais e à forma como distribuímos o peso nos apoios ósseos, a fim de equilibrar as ações musculares, evitar compensações e trazer o enraizamento necessário para ganhar espaços dentro das articulações.

Em diversos exercícios do método temos o apoio sobre as mãos, onde devemos distribuir as cargas para aliviar os punhos por conta da flexão do mesmo. Porém, algumas limitações nesta articulação, ou nas proximidades, podem gerar grande desconforto, seja devido a alguma patologia, fraqueza muscular ou até mesmo algum problema mecânico, como a presença de um cisto no local.

Pensando na ergonomia e no conforto, de forma a preservar este princípio, sem precisar passar para apoio de antebraços, temos o auxílio de alguns acessórios, como o Hango.

Este é um apoio criado na atualidade e que pode ser encaixado no Reformer, seja na entrada das ombreiras ou no lugar da prancha de saltos, em diversos tipos de posicionamentos.

A seguir, temos alguns exemplos de exercícios tradicionais e variações que podemos explorar, dando maior alinhamento para os punhos.

  • Cat stretch
  • Horse stretch

  • Control front

  • Kness off

  • Remadas

  • Push up

  • Arabesque

  

Juliana Harumi Tanimaru
@jutanimaru

Bacharel em Esporte
Professora de Pilates e Garuda
Treinadora TcPilates