Habite seu corpo de forma consciente através do Pilates

Neste instante, esteja você onde estiver, há uma casa com o seu nome. Você é o único proprietário, mas faz tempo que perdeu as chaves. Por isso fica de fora, só vendo a fachada. Não chega a morar nela. Essa casa, teto que abriga suas mais recônditas e reprimidas lembranças é o seu corpo.

“Se as paredes ouvissem…” Na casa que é o seu corpo, elas ouvem. As paredes que tudo ouviram e nada esqueceram são os músculos. Na rigidez, na fraqueza e dores dos músculos das costas, pescoço, diafragma, coração e também do rosto e do sexo está escrita toda sua história, do nascimento até hoje.

Sem perceber, desde os primeiros meses de vida, você reagiu a pressões familiares, sociais, morais. “Ande assim. Não se mexa. Tire a mão daí. Fique quieto…” Atrapalhado, você se dobrou como pôde. Para conformar-se, você se deformou. Seu corpo de verdade, harmonioso, dinâmico e feliz por natureza, foi sendo substituído por um corpo estranho que você aceita com dificuldade, que no fundo você rejeita.

É a idade, diz você, não há outra saída. Respondo-lhe que você pode fazer algo para mudar e que só você pode fazer isso. Não é tarde demais. Nunca é tarde demais para liberar-se da programação do seu passado, para assumir o próprio corpo, para descobrir possibilidades até então inéditas.

Como? O Método Pilates veio para trabalhar o corpo como um todo, mente e corpo unidos para tomar consciência do próprio corpo e ter acesso ao ser inteiro… Através dos seis princípios básicos do Pilates que consistem em: Centro de Força (Powerhouse), Concentração, Controle, Precisão, Respiração e Fluidez de movimento é possível ter um equilíbrio completo.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Você pode no entanto, reencontrar as chaves do seu corpo, tomar posse dele, habitá-lo, e nele encontrar a vitalidade, saúde e autonomia que lhe são próprias.

Pode livrar-se de uma infinidade de males: insônia, prisão de ventre, distúrbios digestivos, fazendo com que trabalhem para você e não contra você. Músculos que você nem sabia onde ficavam.

Pode despertar seus cinco sentidos, aguçar suas percepções, ter e saber projetar uma imagem de si mesmo que o satisfaça e que lhe mereça respeito.

Pode afirmar sua individualidade, reencontrar sua capacidade de iniciativa, a confiança em si mesmo.

Pode aumentar sua capacidade intelectual melhorando antes de tudo os impulsos nervosos entre cérebro e músculos.

Desaprendendo os maus hábitos, que te levam a deformar certos músculos; romper automatismos do seu corpo e descobrir a eficácia e espontaneidade.

Pode tornar-se um atleta que, a qualquer momento e em qualquer movimento que faça, conta com equilíbrio, força, com a graça do próprio corpo.

Em qualquer idade, você pode livrar-se das pressões que cercaram sua vida interior e seu comportamento corporal, conseguindo perceber o ser belo, bem feito, autêntico, que você é!

Sugestão de leitura:

  • Corpo tem suas Razões – Therese Bertherat & Carol Bernstein; Editora Martins Fontes; São Paulo; 2010.
  • O Autêntico Método Pilates-  A arte do Controle; Esperanza Aparicio &  Javier Pérez; Planeta; 2005.

Caroline Gonzales
Fisioterapeuta (CREFITO 106717-F), Especialista em Terapias Manuais, Especialista em Pilates há oito anos.

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, Caroline Van Der Laan!
    Você apresentou com clareza o significado do trabalho corporal, a relação corpo-mente-sentimentos… e a possibilidade de mudança em nossas mãos.

  2. Parabéns, Caroline Van Der Laan!
    Você apresentou com clareza o significado do trabalho corporal, a relação corpo-mente-sentimentos… e a possibilidade de mudança em nossas mãos.