+80K

+390K

Habite seu corpo de forma consciente através do Pilates

Neste instante, esteja você onde estiver, há uma casa com o seu nome. Você é o único proprietário, mas faz tempo que perdeu as chaves. Por isso fica de fora, só vendo a fachada. Não chega a morar nela. Essa casa, teto que abriga suas mais recônditas e reprimidas lembranças é o seu corpo.

“Se as paredes ouvissem…” Na casa que é o seu corpo, elas ouvem. As paredes que tudo ouviram e nada esqueceram são os músculos. Na rigidez, na fraqueza e dores dos músculos das costas, pescoço, diafragma, coração e também do rosto e do sexo está escrita toda sua história, do nascimento até hoje.

Sem perceber, desde os primeiros meses de vida, você reagiu a pressões familiares, sociais, morais. “Ande assim. Não se mexa. Tire a mão daí. Fique quieto…” Atrapalhado, você se dobrou como pôde. Para conformar-se, você se deformou. Seu corpo de verdade, harmonioso, dinâmico e feliz por natureza, foi sendo substituído por um corpo estranho que você aceita com dificuldade, que no fundo você rejeita.

É a idade, diz você, não há outra saída. Respondo-lhe que você pode fazer algo para mudar e que só você pode fazer isso. Não é tarde demais. Nunca é tarde demais para liberar-se da programação do seu passado, para assumir o próprio corpo, para descobrir possibilidades até então inéditas.

Como? O Método Pilates veio para trabalhar o corpo como um todo, mente e corpo unidos para tomar consciência do próprio corpo e ter acesso ao ser inteiro… Através dos seis princípios básicos do Pilates que consistem em: Centro de Força (Powerhouse), Concentração, Controle, Precisão, Respiração e Fluidez de movimento é possível ter um equilíbrio completo.

Você pode no entanto, reencontrar as chaves do seu corpo, tomar posse dele, habitá-lo, e nele encontrar a vitalidade, saúde e autonomia que lhe são próprias.

Pode livrar-se de uma infinidade de males: insônia, prisão de ventre, distúrbios digestivos, fazendo com que trabalhem para você e não contra você. Músculos que você nem sabia onde ficavam.

Pode despertar seus cinco sentidos, aguçar suas percepções, ter e saber projetar uma imagem de si mesmo que o satisfaça e que lhe mereça respeito.

Pode afirmar sua individualidade, reencontrar sua capacidade de iniciativa, a confiança em si mesmo.

Pode aumentar sua capacidade intelectual melhorando antes de tudo os impulsos nervosos entre cérebro e músculos.

Desaprendendo os maus hábitos, que te levam a deformar certos músculos; romper automatismos do seu corpo e descobrir a eficácia e espontaneidade.

Pode tornar-se um atleta que, a qualquer momento e em qualquer movimento que faça, conta com equilíbrio, força, com a graça do próprio corpo.

Em qualquer idade, você pode livrar-se das pressões que cercaram sua vida interior e seu comportamento corporal, conseguindo perceber o ser belo, bem feito, autêntico, que você é!

Sugestão de leitura:

  • Corpo tem suas Razões – Therese Bertherat & Carol Bernstein; Editora Martins Fontes; São Paulo; 2010.
  • O Autêntico Método Pilates-  A arte do Controle; Esperanza Aparicio &  Javier Pérez; Planeta; 2005.

Caroline Gonzales
Fisioterapeuta (CREFITO 106717-F), Especialista em Terapias Manuais, Especialista em Pilates há oito anos.

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Somos uma revista exclusivamente digital, sem versão impressa, referência em informação para todos os pilateiros, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de eduação física, fisioterapeutas e estudantes.

Mapa do Site

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!