Glúteos pouco desenvolvidos ou atrofiados

O termo amnésia glútea (gluteal amnesia) descreve a situação dos glúteos pouco desenvolvidos e atrofiados. Isto tem acontecido com frequência por conta das pessoas que passam a maior parte do tempo sentadas, tendência muito comum nas atividades de trabalho da atualidade.

Para entender o porquê desta amnésia, é importante compreender este grupamento muscular e a sua ação. Os glúteos são compostos pelo glúteo máximo, médio e mínimo. O glúteo máximo é o maior e mais importante extensor e rotador externo do quadril. Em geral está ativo quando o quadril está em posição de flexão para realizar a extensão, como o ato de subir escada, andar de bicicleta e quando houver uma extensão de quadril resistida.

O glúteo médio é o principal abdutor e estabilizador primário do quadril e da pelve. Devido a sua forma e função, é conhecido como deltoide do quadril. O músculo pode ser dividido em duas partes funcionais: uma porção anterior (flexiona, abduz e roda internamente o quadril) e outra posterior (estende e roda externamente). Além disso, fornece suporte pélvico durante a postura em uma perna e age como desacelerador da adução do quadril. O glúteo mínimo é um músculo bastante fino e é o maior rotador interno do fêmur. Auxilia o glúteo médio no suporte pélvico.

Resumindo, o grupo dos glúteos são extremamente funcionais, são os propulsores da marcha (andar), quem nos ajuda a sentar, levantar, subir e descer escadas, entre outras atividades funcionais, além das atividades esportivas como correr, saltar, etc.  Para que estejam em perfeita harmonia, devem realizar a sua função. Mas de que forma estamos utilizando a musculatura glútea? Utilizando escada rolante, pegando o elevador, passando o dia inteiro sentado no trabalho, realizando pouca atividade física? E por falar em atividade física, atenção para os homens que se esquecem de malhar esta região, por achar desnecessário, como se os glúteos fossem apenas uma peça decorativa da estética feminina.

Porque passar tanto tempo sentado compromete a região glútea?

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 MetaLife setembro 2021
Five Outubro 2021 - Seu próximo passo, sua nova oportunidade
Linha WAVE 2.0 MetaLife setembro 2021

Passar muito tempo sentado torna os músculos flexores do quadril muito solicitados e pela inibição recíproca inibe os glúteos, há a compressão deste tecido o que diminui o aporte sanguíneo para esta região.

Porque a amnésia glútea é preocupante?

Porque se um músculo tão importante para a nossa função não está em sincronia com os demais grupos musculares, significa que haverá uma sobrecarga na região do quadril, coluna ou joelho, que pode levar a dor e a uma modificação postural importante. A amnésia glútea afeta a estabilidade do núcleo (coluna vertebral) e a estabilidade é essencial para um corpo saudável.

Alguns movimentos e posturas podem indicar se a utilização do glúteo está correta, como ao sentar ou agachar, o corpo não deve se inclinar muito para a frente, pois quanto mais inclinado o tronco, menor a ação do glúteo. A postura da pelve muito anteriorizada e uma maior solicitação dos quadríceps e pontos de apoio dos pés nos metatarsos maior que nos calcâneos, podem também indicar uma condição de glúteos fracos. Uma boa avaliação postural dá indícios se o glúteo está em boa ativação e é também necessário agregar a avaliação funcional para certificar-se a possibilidade da amnesia glútea.

E para finalizar, atividades funcionais como o Pilates, tem muitas possibilidades de exercícios para trabalhar a região glútea gerando força, reconstituindo a estabilização do quadril e coluna de uma forma muito inteligente, funcional e saudável.

Ensinar o paciente a forma correta de malhar o glúteo é de extrema importância para evitar lesões corriqueiras da lombar. Lembrando que não somente a amnésia glútea provoca dor lombar, mas também o fortalecimento de glúteo exagerado e com carga inadequada gera dor neste segmento.

Um programa de exercício corretivo para a amnésia glútea consiste em:

– Inibir os músculos tensos, por meio de alongamentos, liberação miofascial, crochetagem;

– Ativar músculos fracos ou inibidos com exercícios de conscientização da ativação muscular e fortalecimento muscular;

– Movimentos funcionais integrados à função do paciente.

*inibição recíproca: quando um grupo muscular está excitado o seu antagonista (grupo muscular oposto) é inibido.

Rebeca Sodré
Fisioterapeuta (CREFITO 120.411- F)

PUBLICIDADE
Estúdio Infinity MetaLife Outubro 2021
Estúdio Infinity MetaLife Outubro 2021
Five Outubro 2021 - Seu próximo passo, sua nova oportunidade

7 COMENTÁRIOS