Gestação x equilíbrio: confira 3 exercícios!

É normal perder o equilíbrio na gestação?

Durante a gravidez, à medida que o bebê vai se desenvolvendo na barriga, o corpo, de um modo geral, também se modifica. Conforme a barriga vai sendo projetada para frente, o centro de gravidade da gestante também muda. O que pode, sim, afetar o equilíbrio.

Por motivos totalmente compreensíveis, é normal que as mamães se sintam um pouco desajeitadas, afinal estão carregando mais peso do que o normal, os hormônios produzidos pelo seu corpo são outros, as articulações estão consideravelmente mais frouxas, o útero
maior, e até mesmo as noções gravitacionais e espaciais foram alteradas.

E é exatamente por conta disso que a agilidade, e até mesmo a destreza, são aspectos deixados de lado durante este período. Diante todo esse contexto, a falta de equilíbrio prevalece, provocando algumas consequências, como por exemplo quedas constantes e
frouxidões nas articulações, que podem prejudicar a mamãe e o bebê.

Existem alguns exercícios que podem ajudar a melhorar a noção espacial e o equilíbrio da gestante, como o Pilates.

Pilates na gestação

O Pilates na gestação ajuda no aprimoramento do movimento, melhorando o controle e a percepção do corpo. Além disso,  os exercícios dessa técnica melhoram a flexibilidade e a força, contribuindo de forma muito benéfica para este momento tão especial.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

A seguir, compartilho uma sequência de 3 exercícios para melhorar a noção espacial e o equilíbrio das mamães.

Exercício 1 – Elevação das pernas

Posição inicial
Em pé, com uma das pernas nas alças das molas, com o joelho flexionado. A outra esticada, com o pé apoiado no chão. Coluna alinhada, olhando para frente. Faço a primeira
inspiração parado.
Movimento
Na expiração, o aluno estende levemente as pernas, empurrando a mola para baixo, tomando cuidado em não transferir o peso para a perna que está na mola.
Observação
Tentar manter o eixo de gravidade. Caso necessário, colocar um bastão de apoio na lateral.
O exercício trará uma nova noção de espaço e gravidade.

Exercício 2 – Equilíbrio com bastão

Posição inicial
Em pé, pés paralelos, braços relaxados atrás da coluna, segurando o bastão.
Movimento
Inspire e quando expirar eleve os calcanhares do chão e projete o braço para trás. Ative o assoalho pélvico e mantenha o equilíbrio, projetando o peso para o metatarso. Respire naturalmente e volte à posição inicial.
Observação
Alongar e mobilizar toda e cintura escapular e aumentar a circulação das penas, além de trabalhar o equilíbrio.

Exercício 3 – Gato com uma perna apoiada

Posição inicial
Em pé, na lateral do Cadillac, segurando a barra, apenas com uma perna apoiada conforme mostra a imagem. Pelve e coluna neutras.
Movimento
Inspire, preparando o movimento, expire iniciando a articulação da coluna pela cabeça, fazendo a flexão do tronco e empurrando os braços para frente. Inspire e expire voltando para à posição inicial.
Observação
Alongamento dos ísquios, articulação da coluna e liberação do sacro.

Natalia Lima
Terapeuta, Doula, Mentora de Gestante e Bailarina
@oficialnatalima
DRT 353-2006
CRTH-BR 6478
Proprietária do ESPAÇO TATVA

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Voe Alto
Linha Infinity 2021 Voe Alto
Five de um UP no seu estúdio