É normal perder o equilíbrio na gestação?
Durante a gravidez, à medida que o bebê vai se desenvolvendo na barriga, o corpo, de um modo geral, também se modifica. Conforme a barriga vai sendo projetada para frente, o centro de gravidade da gestante também muda. O que pode, sim, afetar o equilíbrio.
Por motivos totalmente compreensíveis, é normal que as mamães se sintam um pouco desajeitadas, afinal estão carregando mais peso do que o normal, os hormônios produzidos pelo seu corpo são outros, as articulações estão consideravelmente mais frouxas, o útero
maior, e até mesmo as noções gravitacionais e espaciais foram alteradas.
E é exatamente por conta disso que a agilidade, e até mesmo a destreza, são aspectos deixados de lado durante este período. Diante todo esse contexto, a falta de equilíbrio prevalece, provocando algumas consequências, como por exemplo quedas constantes e
frouxidões nas articulações, que podem prejudicar a mamãe e o bebê.
Existem alguns exercícios que podem ajudar a melhorar a noção espacial e o equilíbrio da gestante, como o Pilates.
Pilates na gestação
O Pilates na gestação ajuda no aprimoramento do movimento, melhorando o controle e a percepção do corpo. Além disso, os exercícios dessa técnica melhoram a flexibilidade e a força, contribuindo de forma muito benéfica para este momento tão especial.
A seguir, compartilho uma sequência de 3 exercícios para melhorar a noção espacial e o equilíbrio das mamães.
Exercício 1 – Elevação das pernas
Posição inicial
Em pé, com uma das pernas nas alças das molas, com o joelho flexionado. A outra esticada, com o pé apoiado no chão. Coluna alinhada, olhando para frente. Faço a primeira
inspiração parado.
Movimento
Na expiração, o aluno estende levemente as pernas, empurrando a mola para baixo, tomando cuidado em não transferir o peso para a perna que está na mola.
Observação
Tentar manter o eixo de gravidade. Caso necessário, colocar um bastão de apoio na lateral.
O exercício trará uma nova noção de espaço e gravidade.
Exercício 2 – Equilíbrio com bastão
Posição inicial
Em pé, pés paralelos, braços relaxados atrás da coluna, segurando o bastão.
Movimento
Inspire e quando expirar eleve os calcanhares do chão e projete o braço para trás. Ative o assoalho pélvico e mantenha o equilíbrio, projetando o peso para o metatarso. Respire naturalmente e volte à posição inicial.
Observação
Alongar e mobilizar toda e cintura escapular e aumentar a circulação das penas, além de trabalhar o equilíbrio.
Exercício 3 – Gato com uma perna apoiada
Posição inicial
Em pé, na lateral do Cadillac, segurando a barra, apenas com uma perna apoiada conforme mostra a imagem. Pelve e coluna neutras.
Movimento
Inspire, preparando o movimento, expire iniciando a articulação da coluna pela cabeça, fazendo a flexão do tronco e empurrando os braços para frente. Inspire e expire voltando para à posição inicial.
Observação
Alongamento dos ísquios, articulação da coluna e liberação do sacro.
Natalia Lima
Terapeuta, Doula, Mentora de Gestante e Bailarina
@oficialnatalima
DRT 353-2006
CRTH-BR 6478
Proprietária do ESPAÇO TATVA