Quer ficar com um bumbum de causar inveja no verão, pilateira? Então confira as dicas da Dra. PHD Eliane Coutinho para manter os glúteos firmes praticando Pilates:
O músculo glúteo máximo é um músculo extremamente importante e muito explorado na área da estética, porque ele gera um contorno ideal ao bumbum, tão desejado pelas mulheres.
Contudo, a sua importância é muito maior que a aparência estética. A medida que a aluna fortalece os glúteos com o Pilates, eles também são definidos, tornando o bumbum mais delineado e arredondado, fascinando as que sempre buscaram o corpo perfeito.
O método Pilates prioriza e muito esse músculo, porque ele faz parte da famosa estabilidade pélvica. Ou seja, ele gera um equilíbrio na articulação sacro-ilíaco, deixando a base que apoia a coluna mais estável. Consequentemente, uma base em equilíbrio gera uma coluna também em equilíbrio.
Eu costumo comparar uma função da sacro-ilíaca, que é estabilizada pelo glúteo máximo, com uma base para a construção de uma casa. Você pode construir uma casa muito resistente, mas se ela estiver construída no mangue, ela irá desabar.
A coluna vertebral pode ser estabilizada fortalecendo os músculos que a seguram, pois se eles não forem músculos fortes, a coluna pode ficar instável.
Dessa forma, o método Pilates possui uma grande gama de exercícios, tanto de solo, quanto de equipamentos, que ativam o glúteo máximo, com o objetivo de estabilizar o sacro-ilíaco e também fortalecer o músculo do bumbum.
Ou seja, em uma mesma aula o aluno consegue garantir a saúde da coluna e também definir esteticamente o bumbum. O tempo de definição e fortalecimento depende do tempo de treinamento, mas se imaginarmos um treino de duas vezes por semana, depois de quatro meses é possível obter um retorno visual no bumbum e também de estabilidade na articulação sacro-ilíaca.
Profª. PHD Eliane Coutinho