Flow Wheel, metodologia que virou tendência no Brasil!

Um novo acessório vem se firmando como o queridinho das fit girls que praticam Pilates ou ioga pelo mundo. No Brasil, a wheel vem sendo utilizada, não apenas pelos praticantes dessas modalidades, mas também por outros entusiastas do movimento em geral. Os exercícios têm feito sucesso nas redes sociais em séries variadas, que trabalham o corpo em sua totalidade e vem encantando a todos que experimentam. Como é bem versátil, ele pode ser carregado para qualquer lugar, da sala à praia.

Segundo a idealizadora da metodologia Flow Wheel, Samanta Bozola, essa nova possibilidade de movimento vem com o conceito de que os exercícios podem se conectar, oferecendo fluidez à prática, o que exige maior concentração e oferece benefícios como melhor desempenho do sistema cardiorrespiratório e consciência corporal.

Os exercícios envolvem fortalecimento e alongamento de forma simultânea, equilibrando ambas as qualidades. Ao conectar os exercícios em sequências coerentes, o corpo vai se preparando para conseguir executar movimentos mais desafiadores, minimizando o risco de lesões.

É muito eficiente também em promover uma massagem que proporciona uma re-hidratação fascial contribuindo positivamente com uma soltura do tecido miofascial, atingindo assim um maior grau de mobilidade e alongamento de todo o corpo. O estímulo para os músculos estabilizadores do corpo é solicitado, pois há um constante trabalho de equilíbrio, uma vez que todo o trabalho acontece sobre uma superfície instável.

PUBLICIDADE
Outubro Rosa MetaLife 2020
Outubro Rosa MetaLife 2020

Seja para quem busca qualidade de vida e saúde, ou para quem está atrás de desafios e diversão, os objetivos certamente serão atingidos. É o tipo de experiência que o corpo vai adorar vivenciar – divertida, prazerosa e revigorante! Gostou? Então, vamos experimentar?

Standing Roll Down

Posição Inicial: em pé, com a roda nos tornozelos.
Movimento: mobilize a coluna, levando as mãos de encontro com a roda.
Ao alcançar, deslize-a para frente, enquanto abre os ísquios. Retorne à posição inicial, mobilizando a coluna.


Leg Pull Back

Posição Inicial: sacro apoiado na roda, pés e mãos no chão e coluna neutra.
Movimento: mantendo a coluna e a pelve alinhados e estáveis, suba e desça uma perna em direção ao teto.

Single Leg Stretch

Posição Inicial: sacro apoiado na roda, mãos no chão, coluna neutra e pernas em table top.
Movimento: estenda uma das pernas para frente e alterne a troca simultaneamente.

Up And Down

Posição Inicial: quadril apoiado na roda, corpo lateralizado, um pé no rodapé e o outro a frente da perna de baixo, uma mão atrás da base da cabeça e a outra no chão.
Movimento: inicie a flexão lateral da coluna para cima, tirando a mão do chão, e retorne à posição inicial.

Push Up

Posição Inicial: em posição de prancha, com a roda apoiada entre as coxas.
Movimento: realize a flexão dos cotovelos, inclinando o corpo para baixo e as pernas para cima e retorne à posição inicial.

Opening Heart

Posição Inicial: sentado, com o quadril apoiado no chão e a torácica apoiada na roda. Coluna em posição neutra e pés apoiados no chão.
Movimento: vai levando a coluna para a extensão, contornado a roda até apoiar a cabeça, e retorne À posição inicial.

Boas práticas e até o nosso próximo encontro!!!

Livia Meira Bassetto
Fisioterapeuta especialista em Geriatria (UFSCAR), instrutora de Pilates com Formação completa em Pilates (450hs) pela TcPilates, treinadora do curso de formação Tc Pilates, treinadora Stretch-eze, embaixadora Flow Wheel e proprietária do Espaço New Corp.

Instagram: @liviameirabassetto
Facebook: Livia Meira Bassetto

PUBLICIDADE
Outubro Rosa MetaLife 2020
Outubro Rosa MetaLife 2020