Olá, pilateiros! Pra vocês que acompanham minhas matérias aqui na Revista Pilates, vou passar mais uma flexão lateral, porém, hoje usaremos a Overball para um feedback especial na mobilidade da coluna.
Na posição inicial teremos um desafio da própria gravidade nos empurrando para baixo, mas isso será um estímulo mais eficiente para ativação dos oblíquos e deixar sua cintura um pouco mais definida.
A Overball será usada para dar forma na lateral de baixo e desafiar a lateral de cima. O exercício deve ser concentrado e harmônico para criar o movimento mais estável possível.
Como a Overball também desafia a estabilidade geral do tronco, devemos nos concentrar um pouco mais para ativar os músculos harmonicamente e evitar instabilidade.
Siga as descrições nas fotos e bom treino!
DESCRIÇÃO:
Posição Inicial
Deitado de lado, pelve e coluna neutras, Overball embaixo, entre as últimas costelas e a pelve. Pernas unidas, paralelas e estendidas alinhadas com o tronco, pés em ponta. Braço de baixo alongado, suportando a cabeça com a palma da mão voltada para baixo.
Mão de cima descansando na frente do peitoral e gerando maior estabilidade para compensar o uso da Overball. Escápulas estabilizadas.
FOTO 1 – Inspire para preparar.
FOTO 2 – Expire. Ative a perna de cima e alongue para longe e para fora do colchonete. Simultaneamente faça a flexão lateral da parte de cima do tronco para fora do colchonete.
FOTO 3 – Inspire e retorne para a posição inicial.
Repita 5 a 10 repetições de cada lado.
Robert Azeredo
EDUCADOR FÍSICO (CREF – 082248-G/SP)