Etapas de aprendizagem e o método Pilates

Alguns exercícios chamam muito atenção, principalmente os avançados, e muitos alunos chegam aos estúdios desejando este tipo de exercício também. Porém, eles devem ser aplicados somente com alunos que já dominem alguns movimentos.

É muito comum vermos nas aulas e agora nas redes sociais exercícios mal executados. Mas por que isso acontece com tanta frequência? Isso acontece porque não foram respeitadas as etapas de aprendizagem do aluno.  O que isso quer dizer?

Uma criança antes de começar a andar tem todo um processo: rastejar, engatinhar, andar com apoios… Dessa mesma maneira aprendemos qualquer outra coisa, inclusive os exercícios de Pilates!

A aprendizagem refere-se a uma mudança na capacidade do indivíduo em executar uma tarefa. Aprendemos fazendo! (Marcela costuma dizer que um bom professor de Pilates, precisa ser um bom praticante de Pilates!).

Alguns autores definem a estrutura do processo de aprendizado em diferentes etapas:

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Etapa 1. Inconsciente incompetente: As pessoas nesta fase não entendem alguma coisa e nem sequer sabem que elas não entendem. Em outras palavras, elas não sabem o que elas não sabem.

Etapa 2. Consciente incompetente: Aqui, após recebermos algumas informações sobre o assunto, você percebe o quanto não sabe, isto é, você percebe as dificuldades de executar os novos movimentos. As pessoas nesta fase estão cientes de algo, mas não podem fazê-lo corretamente. Isto é, fase da repetição, através dos erros e correções que aprendemos!

Etapa 3. Conscientemente competente: Neste momento você já adquiriu um bom domínio do assunto, já realizou alguns movimentos e está apto a evoluir o exercício, mas ainda precisa se concentrar, pensar para conseguir executá-lo adequadamente. Ou seja, você está consciente de suas competências, mas ainda as executa com muito foco e concentração, de forma lenta e sem o princípio da fluidez.

Etapa 4. Inconscientemente competente: Agora você já está na etapa de excelência, você já nem pensa mais em “como executar aquele movimento”, você simplesmente faz, sem pensar em como fazer, simplesmente fazendo, assim como dirigir um carro – no automático. Todo e qualquer tipo de aprendizado passa por essas etapas. Entender e respeitar todo este processo é extremamente importante para conseguirmos selecionar os exercícios adequados aos alunos.

E a cada exercício novo passamos por esse processo de aprendizado, por isso a importância em desmembrar os exercícios, modificá-los se necessário e utilizar técnicas de ensino aprendizagem.

Na próxima matéria veremos alguns vídeos explicativos. Até a próxima!

Profª Esp. Marcela Piston
Full Certification STOTT Pilates
Coordenadora dos Studios Showa Pilates +Funcional e Showa SuperCore
Coordenadora técnica da equipe de docentes da Pilates Institute 

1 COMENTÁRIO