Estado de humor e Pilates

O Método Pilates e sua influência sobre os estados de humor

Você já parou para pensar em como o nosso humor interfere em nossas vidas? Vamos
pensar juntos: se você está mal humorado, isso irá fazer com que você não tenha disposição para realizar com qualidade suas tarefas e mesmo que as realize com muito esforço, não terá prazer em sua realização. Isso influenciará negativamente, também, suas relações interpessoais. Afinal, quem gosta de se relacionar com pessoas que estão sempre de mal com a vida?

Benefícios 

A princípio, já sabemos que o método Pilates tem se mostrado capaz de trazer melhorias físicas, psicológicas e sociais para seus adeptos; podendo resultar na prevenção e/ou tratamento de doenças relacionadas a aspectos multidimensionais. Um dos aspectos psicológicos influenciados pelo Pilates é o estado de humor, que pode ser definido como o tônus afetivo do indivíduo, capaz de modificar a forma de percepção das experiências reais, ampliando ou reduzindo seus impactos sobre os diversos aspectos da vida.

Isso quer dizer que se você está sempre de mau humor irá perceber mais os aspectos negativos e eles terão maior impacto sobre sua vida e saúde de forma geral.

Métodos de avaliação

Certamente, um dos instrumentos mais utilizados para avaliação do estado de humor é o questionário BRAMS, proposto por Terry e Lane (2000) e validado na língua portuguesa brasileira por Rohlfs (2006). Este instrumento contém seis dimensões que representam estados de humor: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão. Com este instrumento realizamos um estudo na Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados revelaram que as dimensões negativas (tensão, depressão e confusão) apresentaram diminuição após a intervenção de uma sessão de Pilates, sendo que apenas para as dimensões negativas “fadiga” e “raiva” não houve diminuição.

PUBLICIDADE
Outubro Rosa MetaLife 2020
Outubro Rosa MetaLife 2020

Já a dimensão positiva “vigor” permaneceu inalterada. É importante ressaltar que este estudo investigou apenas e o efeito agudo do Método Pilates, ou seja, antes e após uma sessão de Pilates. Se com o tempo reduzido de apenas uma sessão já encontramos estes efeitos positivos, imagine o que o Pilates pode fazer em longo prazo!

Importância do método

Esses resultados retratam a importância do Método Pilates para melhorar a configuração
geral dos estados emocionais, especialmente os estados de humor.

Em relação à dimensão “vigor”, já era previsto que não haveria diferença significativa, em relação ao pré e ao pós-teste devido às características do método que possui grandes exigências físicas. Ou seja, imediatamente após uma sessão de Pilates é esperado que o indivíduo se sentisse cansado pela prática física. Este vigor pode ser recuperado e potencializado algum tempo depois da sessão, pois o indivíduo descansará e a melhora dos aspectos físicos irá contribuir para melhorar o vigor.

Depressão

Neste parágrafo, vamos falar sobre a depressão. A atual dinâmica de trabalho, estudo e diversas demandas da vida diária trazem grandes
exigências para os indivíduos. Desta forma, tudo isso pode evoluir para um quadro de depressão, que é uma das dimensões avaliadas no estado de humor. Estudos demonstram que o Pilates é capaz de influenciar positivamente aspectos do humor relacionados à depressão.

Um estudo realizado por Halis e colaboradores no ano de 2016, afirmou que a prática de Pilates conseguiu reduzir significativamente o estado depressivo de mulheres entre 20 e 50 anos. Outro estudo realizado por Ferreira e colaboradores no ano de 2013, realizado com idosos acima de 60 anos, revelou que indivíduos praticantes de Pilates apresentam escores mais baixos de depressão.

Sabendo dos benefícios do Pilates para a depressão, é essencial incluí-lo em nossa rotina. Isso porque ele ajuda a minimizar os efeitos negativos dessa dinâmica acelerada e extenuante. Por fim, é indispensável dizer que o Pilates pode trazer benefícios para a saúde psicológica do indivíduo, uma vez que provoca alterações positivas no humor de seus praticantes.

Dimensões positivas de humor

Após a intervenção com o Método Pilates, o indivíduo apresenta baixos valores para as dimensões negativas de humor e altos valores para a dimensão positiva. Isso porque esse perfil positivo pode influenciar o indivíduo em diversas situações do seu dia-a-dia, modificando de forma positiva a maneira como ele se posiciona diante das diversas situações da vida. Além de diminuindo os impactos negativos das inúmeras circunstâncias, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e maior disposição para as tarefas diárias.

E então? Está preparado para modificar a vida de seus alunos através do Pilates?
Lembre-se que você pode contribuir significativamente para uma melhor qualidade de vida
desses sujeitos! Envolva e deixe-se envolver pelos diversos benefícios do Método Pilates!

Cristina Carvalho de Melo
Idealizadora e Coordenadora do Projeto Pilates UFMG
Doutoranda em Ciências do Esporte, Mestrado em Estudos do Lazer, Especialização em Psicologia do Esporte e em Pilates, MBA em Gestão de Projetos.
Graduada em Educação Física e Administração
carvalho.cristina@gmail.com
Instagram: @criscarvalhomelo
Lattes

PUBLICIDADE
Outubro Rosa MetaLife 2020
Outubro Rosa MetaLife 2020