O exercício de Pilates tem sido muito procurado pelas pessoas que buscam praticar uma nova atividade física e encontram no Método criado por Joseph Pilates uma forma de movimentar-se com saúde.
Só no Brasil, existem cerca de 35 mil Studios em crescimento, onde diversos profissionais são capacitados para ensinar o Método para os milhares de Pilateiros iniciantes.
Mas a pergunta é, com tantos Studios e opções de lugares para praticar os exercícios de Pilates, como saber o melhor lugar para realizar as suas aulas?
Mesmo que possa parecer algo incomum, os erros de comunicação entre instrutor e aluno no momento de traçar os objetivos dos exercícios do Pilates ainda é algo que acontece durante uma aula.
Além disso, por não estar habituado a praticar alguns exercícios de Pilates, é normal que o Pilateiro iniciante realize os movimentos de forma incorreta podendo gerar erros de postura ou até mesmo algumas lesões.
Sendo assim, separamos os 10 erros mais comuns que podem acontecer durante os exercícios de Pilates, para que você possa corrigir-se sempre que for praticar o Método, confira a seguir.
1- Estender a curvatura da coluna cervical exageradamente durante o exercício de Pilates
Caso você realize uma extensão exagerada da coluna cervical durante os exercícios de Pilates, seu corpo pode ser acometido causando os seguintes problemas:
- Aumento da lordose cervical
- Hérnia de disco
- Tensão dos Escalenos e Esternocleidomastoideu
- Dores de cabeça, pescoço e ombro
- Náuseas e tontura
Para corrigir este erro, você pode pedir instruções para o seu instrutor para que ele possa demostrar o posicionamento correto e o incorreto para que você possa entender a diferença de ambos.
A curvatura da coluna cervical precisa estar na posição neutra, sendo assim, caso você tenha dificuldade para manter esse movimento, lembre-se de alertar o seu instrutor para que ele possa te ajudar a realizar o exercício.
Esteja sempre atento para possíveis correções e orientações do seu instrutor no momento em que você for realizar os exercícios de Pilates, isso irá te ajudar a manter a posição da forma que precisa ser realizada.
2- Elevação dos ombros durante o Exercício de Pilates
A elevação incorreta dos ombros também pode causar problemas para o praticante de Pilates que realiza este movimento errado, podendo ser esses:
- Tensão das fibras superiores da musculatura do trapézio
- Dores na região dos ombros e escápula
- Enxaqueca
- Formação de Ponto Gatilho
- Cansaço da musculatura envolvida
- Desconforto para realizar o exercício
Para corrigir este erro de elevação, busque trabalhar a elevação e a depressão dos ombros para que possa ocorrer a melhora da sua postural no momento de realizar o movimento.
Procure fortalecer a musculatura estabilizadora dos ombros para evitar que este tipo de erro aconteça.
Uma outra forma de evitar o movimento errado é utilizando os comandos como afastar os ombros da orelha, guiando a si próprio durante os exercícios de Pilates.
3- Elevação da pelve durante o Exercício de Pilates
Ao realizar a elevação da pelve de forma incorreta, o movimento irregular pode causar:
- Perda da eficiência do exercício
- Dores na região do quadril
- Alongamento ineficaz da posterior dos membros inferiores, por não promover o afastamento efetivo e completo das origens e inserções de seus respectivos músculos
- Dores na região lombopélvica.
A correção deste exercício pode ser feita através do posicionamento correto no aparelho, sendo assim sempre que for realizar o movimento, verifique com o seu instrutor se o mesmo está sendo realizado de forma correta, para que você possa evitar futuros danos.
Evite elevar a pelve do estofado durante a execução dos exercício de Pilates, além disso, limite a execução do movimento para que desta forma, você consiga entender o posicionamento correto, evoluindo progressivamente no momento em que for praticar o Método.
4- Rotação da Pelve durante o Exercício de Pilates
O que pode causar:
- Dores na coluna lombar
- Dores no quadril
- Escoliose
- Perda da eficiência do exercício
- Pulbalgia
Para corrigir esta rotação lembre-se de manter o alinhamento das cristas ilíacas (alinhamento saliente que forma as apófises espinhosas da coluna vertebral). Utilize variações para facilitar a execução do exercício.
Ao realizar o exercício desta forma, você estará colaborando para a forma correta de realizar o mesmo, evitando possíveis lesões.
5- Flexão ou extensão exagerada do punho
Ao exagerar na extensão ou flexão do punho, você pode acarretar diversos problemas como:
- Tendinite de punho
- Síndrome do túnel do carpo
- Desconforto para realizar o exercício
- Dores no antebraço
Uma boa dica para corrigir esse erro é mantendo a posição neutra do punho durante todo o exercício.
Trabalhe o fortalecimento da musculatura flexora e extensora do punho. Além disso, realize também a extensão dos dedos.
Isso irá facilitar o posicionamento neutro e a posição correta do punho. Caso necessário, diminua a intensidade do exercício.
6- Flexão exagerada da coluna cervical durante o Exercício de Pilates
Realizar a flexão da coluna cervical exageradamente pode causar:
- Espondilolistese
- Retificação da coluna cervical
- Artrose
- Hipercifose
- Dores de cabeça
- Tensão da musculatura do trapézio
- Náuseas e tonturas
Para evitar esses problemas, tome cuidado com o termo “queixo no peito”, pois assim, você pode exagerar na flexão da cervical para fazer esse movimento.
Tenha consciência no momento em que for redirecionar o seu olhar ao realizar os exercícios do Pilates, isso irá ajudar a manter a posição certa.
Certifique-se de verificar se a posição da cervical está realmente neutra e a mantenha desta forma durante todo o movimento.
7- Inclinação lateral da coluna cervical durante o Exercício de Pilates
Apesar de parecer apenas uma pequena inclinação, realizar este movimento incorretamente cope causar alguns problemas como:
- Hérnia discal
- Tensão na musculatura do trapézio
- Escoliose
- Náuseas e tontura
Para corrigir esta posição é importante que você alerte-se com relação à posição neutra da coluna e da cabeça. Caso você tenha alguma dúvida da maneira que deve ser esta posição, peça ajuda para o seu instrutor, para que ele possa demostrar a forma correta.
Uma boa forma também de evitar esse erro é realizando um alongamento axial, evitando então futuras lesões.
8- Inclinação lateral da pelve durante o Exercício de Pilates
Assim como a inclinação lateral da coluna realizada incorretamente pode gerar problemas, o mesmo pode acontecer caso esse erro seja feito com a inclinação lateral da pelve causando:
- Mobilidade da coluna vertebral ineficaz
- Perda da eficiência do exercício
- Dor na coluna lombar
Para evitar esse erro mantenha o alinhamento das cristas ilíacas durante ao executar o exercício. Além disso, lembre-se de ficar posicionado corretamente no aparelho.
Trabalhe sua consciência postural, isso evitará a elevação unilateral da pelve, além de te ajudar a ganhar amplitude do movimento de inclinação lateral do tronco.
9- Acentuação da Lordose Lombar durante o Exercício de Pilates
A acentuação da lordose lombar pode causar:
- Hérnia de disco
- Espondilolistese
- Dores no quadril e lombar
- Tensão do quadrado lombar
Uma dica para não ter problemas como os citados acima é limitar a amplitude do movimento.
Realizar o crescimento axial e a retroversão do quadril durante o exercício também auxilia para evitar futuras lesões.
10- A Posição do seu instrutor
É muito importante que você fique no campo de visão do seu instrutor para que ele possa observar seus exercícios com precisão.
Além disso, ao ser observado por seu instrutor, você evita possíveis lesões, realizando então os exercícios de Pilates corretamente.
Conclusão
Realizando essas correções ao praticar Pilates, você colabora com a melhora do seu desempenho nos exercícios.
Assim, você garante todos os benefícios que o Método pode proporcionar sem se preocupar com possíveis lesões que esses erros podem acometer.