+80K

+390K

Entenda mais sobre a osteoporose

A Osteoporose trata-se de uma doença metabólica que consiste na perda de massa óssea, tornando os ossos mais porosos e propensos a fraturas ao mínimo esforço. Mulheres na menopausa, o envelhecimento e a hereditariedade são os principais fatores de risco. A doença pode afetar todos os ossos do corpo, mas as principais áreas de risco são a coluna, fêmur e punhos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2011, cerca de 18% das mulheres e 6% dos homens, acima de 50 anos, sofriam com osteoporose no mundo. No Brasil, o número de pessoas chega a 10 milhões.  A doença é séria e oferece sérios riscos à saúde quando não são tomados os devidos cuidados.

Os exercícios físicos, juntamente com uma dieta equilibrada e o sol, serão grandes aliados para a prevenção e para a estabilização da progressão da doença. A osteopenia é o início da osteoporose. Por isso, os mesmo cuidados devem ser aplicados, a fim de inibir a progressão da doença.

Para estimular a produção de massa óssea devem ser realizados exercícios de resistência muscular, sempre com segurança. E para isso, o método Pilates possui um repertório criativo e eficiente, além de atuar na prevenção de quedas.

Vamos ver algumas dicas abaixo:

Uma das contra indicações para casos de osteoporose na coluna são os movimentos de flexão, que aumentam em 89% as chances de fratura (Sinaki e Mikkelson). Então, como podemos fortalecer nossa parede abdominal?  Os exercícios de pranchas são muito bem vindos, pois além de fortalecer de forma intensa os músculos do abdome, trabalham o fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna.

montagem3

Os músculos dorsais (das costas) desempenham um papel importante na postura estática (parada) e dinâmica (em movimento). O movimento de extensão apresenta um menor risco de fratura e proporciona o fortalecimento dos músculos dorsais, aumentando a densidade mineral óssea da coluna. Portanto, é bastante indicado!

montagem2

Exercícios que visam melhorar o equilíbrio são muito indicados para diminuir o risco de quedas. É importante lembrar que esses exercícios devem ser aplicados com muita prudência e segurança.

montagem1

O Pilates é extremamente indicado para indivíduos com osteoporose. Porém, é muito importante que o instrutor evite exercícios que envolvam flexões, flexões laterais e rotações de coluna, pois aumentam o risco de fratura de forma significativa. O repertório de exercícios deve ser adaptado.

Além disso, lembre-se de tomar sol e ingerir bastante cálcio!

Viviane Vales
Educadora Física, Especialista em Atividade Física Adaptada e Pilates.
Instrutora PMA-CPT
http://trabalhandocompilates.com.br/category/blog/

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Somos uma revista exclusivamente digital, sem versão impressa, referência em informação para todos os pilateiros, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de eduação física, fisioterapeutas e estudantes.

Mapa do Site

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!