Jack knife ou Sarvangasana?

Tanto na aula de Yoga como nas aulas de Pilates, este exercício costuma aparecer na parte final da aula, quando seu corpo já está bem aquecido e preparado para este desafio, que pode ir muito além de uma melhora na oxigenação sanguínea.

Dentro do Método Pilates ele é chamado de Jack knife (canivete) e normalmente não tem o auxílio da mão no quadril. Já no Yoga, chama-se Sarvangasana, onde permanecemos um período maior e o suporte da mão nas costas ou quadril auxilia a permanência.

Esta postura, também chamada de vela, é descrita na literatura yogi como uma fonte de ricos benefícios, como suavizar alergias, estimular o bom funcionamento da tireoide, aliviar os sintomas da asma, acalmar seu organismo e, de uma forma bem focada, ajudar na sua concentração.Você só permanece com os pés lá no alto e executa com segurança se sua atenção estiver aonde seu corpo está.

E cuidado, evite executar este movimento se você tiver hipertensão arterial ou alguma cardiopatia, glaucoma ou hérnia cervical. Ele é igualmente desaconselhada no primeiro trimestre e no final da gravidez, bem como durante o período menstrual.

Para finalizar, acreditamos que ficar de cabeça para baixo faz com que você modifique seu o olhar para o mundo, questione seus valores, conceitos e percepções.

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Experimente, caso queira promover um momento de maior tolerância e adaptabilidade à mudança. Mas cuidado, é uma postura difícil, então é necessário que seu organismo esteja preparado fisicamente para este desafio. Boa prática!

Por Ge Gurak

Instrutora que atua há mais de 14 anos com Pilates e Yoga e teve a chance de aperfeiçoar-se na Índia, além de possuir especialização em ZEN•GA™ e Garuda®. Conduz suas aulas no Centro de Treinamento da TcPilates (www.tcpilates.com.br)

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