Dores Crônicas: como o Pilates pode ser uma alternativa de tratamento

Quando o assunto é dores crônicas, o Método Pilates tem apresentado resultados extraordinários já que está baseado na melhora da postura global.  

E isso só é possível porque o Método Pilates trabalha diretamente o fortalecimento e alongamento dos músculos por meios de exercícios executados em equipamentos (Barrel, Cadillac, Step Chair e Reformer) e acessórios que compõem o Método Pilates atuando na prevenção ou diretamente na causa da dor. 

Sabemos que o mecanismo da dor está associado à falta de força muscular, instabilidade da pelve, má postura e falta de consciência corporal, causando assim desequilíbrio estrutural do corpo. 

Os exercícios propostos devem ter como foco o alinhamento corporal e o desenvolvimento dos músculos de forma semelhante. Uma boa postura tem relação direta com à força central que é sustentada pela região lombar e abdominal. Por isso dá importância de um trabalho específico e conduzido para o fortalecimento desta região. 

Não podemos esquecer de um dos pontos de extrema importância dentro do método Pilates que é o controle da respiração. Para que haja o melhor funcionamento do sistema circulatório e também um relaxamento muscular proporcionando assim a diminuição das dores e o alívio das tensões, o aluno/paciente necessita ter uma respiração adequada.  

PUBLICIDADE

Antes de qualquer atuação, o Instrutor de Pilates precisa entender que é fundamental a realização de uma análise minuciosa no padrão físico e postural do local afetado, para depois iniciar um trabalho de fortalecimento muscular.  

Se você é uma dessas pessoas que sofrem com dores crônica, procure um profissional de Pilates de sua escolha e inicie suas aulas/sessão pelo menos três vezes por semana.  

 

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!