Curiosidades sobre a bola de Pilates

Hoje vamos falar sobre a bola de Pilates, um acessório maravilhoso que usamos, tanto em nosso dia a dia em um estúdio de Pilates, Clínica de Fisioterapia, academia, quanto em casa ou ao ar livre. Ela é, sem dúvida, a ferramenta de trabalho indispensável de muitos profissionais e o acessório preferido de muitos praticantes, principalmente em época de pandemia, onde cresce, cada vez mais, a prática de exercícios individuais.

Prática, dinâmica e resistente, a bola de Pilates proporciona conforto, segurança e nos desafia na hora de realizar os exercícios.

Hoje em dia vemos esse acessório em variados tipos de atendimentos: condicionamento físico, tratamento clínico, até em um atendimento neurofuncional. Aí percebemos o quanto ela é maravilhosa e o quanto agrega valor ao nossos atendimentos, não é mesmo?

E a pergunta que não quer calar…Joseph Pilates usava bola em seus atendimentos?

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Antes de tudo, vamos falar sobre como foi criada a bola, de onde veio e quem a criou.

A história da bola de Pilates

Ela foi criada na década de 60 por Arquilino Cosani, dono de uma fábrica de plásticos italiana. Ele precisou aperfeiçoar o processo de moldagem de seus produtos, com isso iniciou a fabricação de bolas com tamanhos maiores do que fabricava de costume.

A fabricação desses modelos não tinha um fim de vendas para o mercado Fitness ou para reabilitação. Foi aí que o Fisioterapeuta britânico Mary Quinton, que atuava na Suíça, viu o potencial do acessório e pensou em utilizar essas bolas em seu programa de tratamento para recém-nascidos e lactentes.

Mais tarde, a Dra. Klein Vogelbeck, diretora da Escola de Fisioterapia, na Suíça, viu que o uso de esferas flexíveis em tratamentos Neuro funcionais para adultos teria resultados positivos e bastante significativos.

Então, aos poucos, essa técnica foi sendo conhecida pelo mundo afora.

Com os Fisioterapeutas americanos utilizando muito essa técnica da bola em seus atendimentos, no dia dia nos estúdios de Pilates, academias e afins, eles começaram a chamar ela de “Bola Suíça”, assim viralizando o nome por todo o mundo.

Bola suíça, bola de Pilates, Fitness ball…uma infinidade de nomes foram criados ao longo dos anos. Mas o importante mesmo são os benefícios que ela traz, não é mesmo?

O tamanho ideal

Hoje em dia as bolas de Pilates possuem variados tamanhos, porém os mais utilizados são:

55cm  ——————– para pessoas de até 1,65cm

65cm ——————— para pessoas de 1,65cm até 1,85cm

75cm ————- ——–para pessoas acima de 1,85cm

Uma dica que uso muito em meus atendimentos e no dia a dia de aulas, principalmente as sequenciadas com a bola de Pilates: independente do direcionamento de tamanhos, a bola de 65cm é a que mais utilizamos para a maioria dos exercícios, ela abrange grande parte dos pacientes/alunos em questão de tamanho, atendendo desde os mais baixos até os mais altos.  Então, se você precisar de uma bola para montar uma aula completa, somente com esse acessório, opte pela de 65cm, ela vai ser funcional para vários tipos de exercícios.

Joseph x Pilates x bola

Claro que eu não iria esquecer de responder a pergunta tão esperada…Joseph Pilates usava bola em seus atendimentos?

NÃO, JOSEPH PILATES, NÃO USAVA E NÃO CRIOU A BOLA DE PILATES!

Mas então, devemos usar a bola em nossas aulas de Pilates? Isso é uma questão de escolha, posicionamento…Alguns profissionais preferem trabalhar somente com os exercícios originais.

Eu acredito que muitas coisas foram evoluindo com o passar dos tempos…ciência, estudos, pesquisas, assim como métodos e técnicas. No meu entendimento, se algo pode ser melhorado, não tem porque passar despercebido só porque não existia originalmente. No meu caso, SIM, uso muito ela em meus atendimentos com o Pilates. Como vários outros acessórios que existem hoje em dia no mercado, pra mim a bola só vem a agregar e a deixar a aula muito mais dinâmica e desafiadora para meus pacientes/alunos. Eu amo a bola. E você?

Amanda Voigt
Fisioterapeuta
(Crefito 10: 222509-f)
@fisioamandavoigt
@infinity_pilatesefisioterapia
_studioperfect

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio