Criatividade ou inventabilidade nas aulas de Pilates?

Hoje o Pilates tem sido uma excelente ferramenta utilizada tanto para qualidade de vida e atividade física, quanto para reabilitação ou pós-reabilitação.

Porém, devido ao grande número de profissionais, diversos tipos de formação e uma criatividade um tanto exagerada, alguns praticantes vêm sofrendo lesões através dessa atividade, que deveria respeitar o próprio corpo.

Mas então não podemos usar a criatividade em nossas aulas? Claro que podemos! Mas com alguns cuidados.

Antes de qualquer modificação ou combinação de exercícios devemos pensar:

– Para quem é este exercício?
– Para quê serve? Qual objetivo dele?
– Porque usar este exercício e não um exercício mais simples?

PUBLICIDADE
17 anos MetaLife - WAVE 2.0 a evolução da linha premium
Five de um UP no seu estúdio - 17 anos MetaLife
17 anos MetaLife - WAVE 2.0 a evolução da linha premium

E o mais importante:

– É SEGURO?
– É EFICIENTE?

Como já comentei numa matéria anterior (sobre processo pedagógico), nós instrutores/professores devemos criar estratégias e processos pedagógicos para ajudar os alunos a evoluir nas aulas.

O importante do método não é fazer exercícios diferentes a cada dia, mas sim buscar o alinhamento ideal de cada exercício adaptado ao corpo de cada cliente/aluno/paciente, e aos poucos ir acrescentando desafios e exercícios mais elaborados, mas sempre usando as perguntinhas básicas citadas anteriormente.

‘’Mas assim minha aula vai ficar meio repetitiva’’. Claro que não! Temos muitas possibilidades de modificar os exercícios através de:

– Amplitude de movimento (ADM);
– Base de suporte;
– Quantidade de molas;
– Posição inicial;
– Velocidade/fluidez;
– Número de exercícios para o mesmo “conjunto muscular”;
– Acessórios.

E não podemos esquecer que um exercício executado em equipamento diferente também pode facilitar ou dificultar o exercício. São muitas possibilidades!

O importante é sermos responsáveis! Ficar atentos às correções, conhecer bem o aluno, se preciso, adequar os exercícios à ele e fazer um planejamento (periodização) para alcançar os objetivos desejados.

A criatividade é bem-vinda! A inventabilidade é que deve ser controlada!

Boas aulas!

Profª Esp. Marcela Piston
Full Certification Stott Pilates
Coordenadora Técnica dos Studios Showa Pilates + Funciona e Showa SuperCore

PUBLICIDADE
17 anos MetaLife - Realizando Sonhos!
17 anos MetaLife - Realizando Sonhos!
Five de um UP no seu estúdio - 17 anos MetaLife

3 COMENTÁRIOS

  1. ‘’Mas assim minha aula vai ficar meio repetitiva’’…..escuto muito isso dos meus alunos. Vou imprimir esse texto e colocar no quadro de aviso! Muito boa essa matéria.
    Parabéns, Profª Marcela Piston