Costas fortalecidas com Pilates

Quer costas definidas, pilateiros e pilateiras? Já pensou que a estética não é a única coisa que importa? Pois é, hoje vamos falar um pouco sobre isso com você.

Nenhuma outra parte do corpo humano é tão sobrecarregada quanto as costas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida e, a grande maioria, não faz exercícios físicos. A inatividade pode agravar a dor nas costas, pois provoca o enfraquecimento e a contratura dos músculos.

Para se manter saudável, a coluna precisa de exercícios de alongamento e de fortalecimento. O método Pilates possui técnicas apropriadas que auxiliam no alívio das dores, através de um eficaz fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural, como os multífedos, que atuam como estabilizadores da coluna.

Ou seja, são esses músculos que, quando saudáveis, mantém a coluna posicionada no lugar certo, sem desvios. Os músculos paravertebrais também são trabalhados no Pilates, auxiliando na manutenção da coluna ereta. Já o músculo quadrado lombar auxilia na extensão de tronco (quando inclinamos o tronco para trás) e também na rotação de tronco.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Por último, o Pilates também trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de ombro, cabeça e diafragma, músculo da respiração.

Conversamos com a Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F), para ver alguns dos exercícios mais indicados para fortalecer e definir as costas.

Exercícios no Mat

‘’É indicado fazer flexão de braços, prancha lateral, pranchinha frontal também, chute com uma perna, chute com duas pernas, etc’’.

Exercícios nos aparelhos

‘’No Reformer, toda a série de costas, preparação para remada, avião, as estrelas, exercícios de invertida no Cadillac, puxada de barra, tudo que trabalha a escápula ao mesmo tempo’’, explica.

Enfim, há uma infinidade de exercícios que fortalecem a região, por isso é importante conversar com seu instrutor(a) para saber qual o mais indicado para você, de acordo com seu condicionamento físico. E lembre-se que, a saúde vem em primeiro lugar, pilateiro!

2 COMENTÁRIOS