Condroitina, glucosamina e a coluna vertebral

É crescente o número de pessoas que sofrem de desgaste das articulações e dos discos intervertebrais, que controlam seus sintomas e melhoram através da prática do Pilates e também da utilização dos suplementos condroitina e glucosamina, indicados pelo médico.

Mas o que é a condroitina e glucosamina?

A glucosamina e a condroitina são componentes essências da cartilagem e do líquido sinovial e ajudam no alivio da dor, favorecendo a mobilidade da coluna vertebral. Ambos são componentes na zona articular e podem estar em quantidades reduzidas devido ao o desgaste articular.

Normalmente, a suplementação com estes componentes é feita em conjunto. A glucosamina existe em diversas formas, mas é o sulfato de glucosamina que apresenta melhores resultados, assim como o sulfato de condroitina.

A suplementação reforça a cartilagem e o líquido sinovial prevenindo sua degeneração e mantendo sua funcionalidade. Estudos comprovam que a suplementação com glucosamina tem efeito anti-inflamatório contribuindo para o alívio da dor.

PUBLICIDADE
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso

Não são conhecidos efeitos secundários de relevo para além de náuseas e mal-estar digestivo em alguns casos. Entretanto, entre as fontes de glucosamina está a carapaça de mariscos, o que pode representar risco para quem possui alergia a mariscos.

Os pacientes que tomam anticoagulantes, devem evitar a suplementação com glucosamina e condroitina.

Mantenha-se fiel à sua rotina de Pilates!

Dr. Joel Steinman
Diretor Tao Pilates Instituto de Medicina do Exercício e do Esporte
Autor do livro Surfingand Health
www.taopilates.com.br & www.taoeducacao.com.br

PUBLICIDADE

7 COMENTÁRIOS

  1. Comecei recentemente com o sulfato de glicosamina e faço uso de Marevan medicamento anticoagulante e meu ortopedista não falou desta contra indicação gostaria de mais informações.

  2. Excelente artigo,agradeço esta informação,pois como vc. sabe faço uso continuo dos dois e me sinto muito bem.Não sei se os quilos a mais,são deles,mas estou feliz com minha coluna.Bjjs