Por: Paula Cavalcanti
Quando me formei e fiz meu primeiro curso de formação em Pilates meu SONHO era VIVER do Pilates, e eu sei que muitas de vocês pensam assim também.
Ficamos pensando no sonho de abrir a própria empresa ou negócio, no nosso caso, o estúdio de pilates, porém nos deparamos com a realidade que pesa para todos os empreendedores: Com que dinheiro vou abrir um estúdio?
Às vezes recorremos a empréstimos, busca por investidores e até mesmo perguntamos se nossa família teria condições de nos ajudar e o meu caso está intimamente relacionado com a última opção, afinal meus pais abriram o estúdio para mim e eu precisava conseguir clientes para pagar as parcelas dos equipamentos.
Hoje, por experiência própria, digo que é sim possível ser dona de um estúdio de Pilates em qualquer lugar e tornar o seu sonho realidade. Para mostrar que a possibilidade é bem real, falo aqui para vocês que o meu primeiro espaço é no interior de Pernambuco, numa cidadezinha de apenas 20 mil habitantes e sim, nós temos uma demanda incrível.
Mas é importante salientar que pra você viver de Pilates é necessário ir além do que colocar os equipamentos dentro de uma sala, é necessário entender como GERIR essa empresa para não falir.
Separei 5 dicas de estratégias que acredito serem fundamentais pra você conseguir SUCESSO no seu estúdio:
IMPLEMENTAR
1) Regras de Reposições
> O aluno terá direito a 2 reposições dentro do mês vigente;
> As aulas deverão ser repostas no período de 30 dias;
> Avisar que irá faltar com pelo menos 1 hora de antecedência;
> Sem aviso, sem direito a reposição.
*Isso salvou minha vida de empreendedora viu?
2) Implementar Planos Longos, assim você terá:
> Previsibilidade de caixa;
> Maior fidelização de clientes;
> Férias remuneradas.
3) Estar ativa(o) nas redes sociais para captação de clientes
> Divulgação (Marketing) do Studio é fundamental para o sucesso;
> Fazer postagens estratégias no Instagram (principalmente feed e stories) mostrando o quanto que o Pilates pode mudar a vida da pessoa que está consumindo o conteúdo;
> Colocar seu Studio no Google meu negócio. 4) Separar os custos
> Custos fixos do estúdio: Aluguel, energia, água, seu salário;
> Custos variáveis: Material de limpeza, descartáveis, lembrancinhas;
> Ter sempre uma reserva de emergência.
* Não misture suas contas com a do estúdio
DICA EXTRA:
Se você ainda não tem dinheiro para abrir um estúdio, você pode montar uma PLATAFORMA DE PILATES EM CASA (o Instagram é um excelente aliado para venda de aulas e produtos). Você pode dar aulas de Pilates Online para qualquer pessoa do mundo (através de plataformas como zoom e meeting) e, desta forma, ir juntando dinheiro para ir pagando uma compra programada. Já ouviu falar?
A Metalife permite a facilidade de você comprar um estúdio completo (equipamentos) e retirá-los após a quitação completa do valor. Esse sistema é perfeito! Assim quando você terminar as parcelas terá o estúdio dos SONHOS e não terá dívida nenhuma.
VIVER DE PILATES demanda muito comprometimento, portanto lembre-se: não é só abrir um estúdio e esperar que os clientes caiam do céu (você precisa mostrar que o PILATES TRANSFORMA VIDAS). Acredite nos seus sonhos e corra atrás deles porque ninguém vai fazer por você.