Como Pilates pode te ajudar alcançar a estabilidade emocional

Pilates é um método que une corpo e mente, dentro do Pilates o aluno consegue o desenvolvimento da força, da flexibilidade, da concentração e do autoconhecimento. 

Alguns estudos mostram que fazer?atividade física regular melhora a neogênese, ou seja, estimulam a produção de novas células cerebrais, além de criar uma proteção nas células já existentes. 

Segundo a?Universidade de Illinois?em Urbana-Champaign (EUA), em uma pesquisa realizada, concluiu que a função cerebral após a prática de Pilates é significativamente superior quando comparada com indivíduos que praticaram alguma atividade física, aeróbica como por exemplo caminhada ou hidroginástica. 

O Pilates entrega ao aluno um ganho maior de estabilidade proporcionando uma sensação de revigorarão e estabilidade emocional, auxiliando também em uma possível depressão pós-parto.  

E é aí que o Pilates tem se destacado e ganha cada vez mais praticantes e verdadeiros fãs da modalidade. Já que para a execução do Método Pilates de forma correta o aluno necessita ter foco, concentração e controle do corpo e da mente.   

PUBLICIDADE

Além disso, o método Pilates ensina ao aluno a respirar corretamente e a utilizar a inspiração e expiração a seu favor não somente durante a prática, mas também para o seu dia a dia principalmente em momentos em que é preciso ter um controle dos impulsos e sentimentos, como em casos de estresse elevado ou até em crises de pânico e de ansiedade. 

Benefícios do Pilates no tratamento de problemas emocionais 

  • Melhora do autoconceito; 
  • Melhora da sensação de bem-estar e humor; 
  • Melhora do bem-estar físico e da disposição; 
  • Ganho de?consciência corporal; 
  • Melhora da capacidade respiratória; 
  • Redução do estresse. 

Conclusão 

Sendo assim, o Pilates vai auxiliar a conectar-se melhor com seu corpo e mente, buscando sempre o equilíbrio entre os dois. 

Praticantes de Pilates costumam dizer que depois que começaram a praticar o método, suas vidas mudaram para melhor, que as dores sumiram e que se sentem mais relaxados e felizes consigo mesmo. 

Diante disso, especialistas afirmam que ao praticar Pilates duas vezes por semanalmente é possível observar os resultados depois da décima aula, em que a flexibilidade, postura, força e consciência corporal já estão beneficiadas. 

Se você ainda tem dúvida sobre qual atividade física praticar para a melhora do seu estado físico e mental, talvez o Pilates seja uma excelente alternativa. 

 

Colaborou com o texto:

Matheus Garofalo

Fisioterapeuta

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!