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Como o Método Pilates pode intervir na dor ciática (Parte 2) – Exercícios

Por Faila S. Adachi

Na matéria anterior, a fisioterapeuta Faila Adachi, da Dura Mater Clínica de Fisioterapia, explica como o Pilates pode intervir na dor ciática.

Veja agora os exercícios que podem ajudar a solucionar esse problema.

Exercício 1 

 

  

Alongamento da musculatura posterior da coxa, auxilia no ganho de flexibilidade e mobilidade da região citada. 

Execução: Em pé no Cadillac, de frente para a barra torre, segure com ambas as mãos na barra. Dê um passo para frente e realize a flexão de tronco devagar e retorne à posição inicial.   

Repetição: 10x 

Exercício 2 

Alongamento da musculatura posterior da coxa, auxilia no ganho de flexibilidade e mobilidade da região citada. 

Execução: Em pé no Cadillac, de frente para a barra torre, segure com ambas as mãos na barra, realize a flexão de tronco para a frente devagar e retorne à posição inicial. 

Repetição: 10x 

Exercício 3

Fortalecimento da musculatura posterior da coxa e glúteos. 

Execução: Em pé no Cadillac, de frente para a barra torre, realize o agachamento devagar e retorne à posição inicial. 

Repetição: 10x 

Exercício 4

Fortalecimento e alongamento da musculatura posterior da coxa e glúteos. 

Execução: Em pé no Cadillac, de frente para a barra torre, realize o agachamento devagar, cruze uma das pernas fazendo um quatro, mantenha por alguns segundos e retorne à posição inicial. 

Repetição: 10x 

Exercício 5

Alongamento da musculatura posterior da coxa e ativação da musculatura dos pés 

Execução: Deitado, com os pés apoiados na barra torre, realize o movimento de dorso e plantiflexão dos pés e retorne à posição inicial. 

Repetição: 10x 

Exercício 6

Alongamento da musculatura posterior da coxa e fortalecimento. 

Execução: Deitado, com os pés apoiados na barra torre, realize o movimento de flexão dos joelhos e retorne à posição inicial. 

Repetição: 10x 

Exercício 7

Alongamento da musculatura posterior da coxa e fortalecimento. 

Execução: Deitado, com os pés apoiados na barra torre em posição de V, realize o movimento de flexão dos joelhos e retorne à posição inicial. 

Repetição: 10x 

Exercício 8

 

Fortalecimento e alongamento da musculatura posterior da coxa e glúteos. 

Execução:  Deitado, com os pés apoiados na barra torre, cruze uma das pernas fazendo um quatro flexione os joelhos e retorne à posição inicial. 

Repetição: 10x 

A prática dos exercícios  

Além de promover o alívio nas dores, ganho de força, flexibilidade, mobilidade e tonificação muscular, geramos também um bem-estar geral e melhora na qualidade de vida. 

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