Adotar uma boa postura é extremamente importante para a saúde dos ossos e músculos. A boa postura não passa de uma posição ideal, onde os ligamentos, músculos, ossos e discos articulares não estão sendo sobrecarregados. Portanto, é a posição na qual o corpo deveria gastar menos energia, e também a mais apropriada para que os movimentos sejam realizados com qualidade. As dificuldades para se ter uma boa postura são: sustentá-la por um longo período e saber identificar qual é a posição adequada.
A coluna possui quatro curvaturas. A presença dessas curvaturas é importante para garantir uma boa distribuição de carga entre as estruturas, sem sobrecarga de pontos específicos. As curvas côncavas são chamadas de lordose e as convexas de cifose. Portanto, ter lordose e cifose é normal. O problema é quando uma dessas curvaturas está retificada ou aumentada, que é o caso da tão falada hiperlordose. Você já olhou as suas curvaturas de lado para o espelho?
O alongamento axial utilizado no Pilates é uma excelente estratégia para encontrar o melhor alinhamento das curvaturas da coluna. A intenção do alongamento axial é usar a musculatura de forma mais ativa para manter uma postura adequada e gerar melhor distribuição de carga entre as estruturas. Faça outro teste de lado para o espelho: olhe como as curvaturas ficam com uma postura relaxada, depois faça uma leve intenção de encostar o topo da cabeça no teto para aumentar o seu alongamento axial. Tome cuidado para não curvar o corpo para trás. Você vai observar diferença em duas coisas: no posicionamento da coluna e na ativação da musculatura. Para isso, usamos no Pilates todas aquelas imagens que os alunos amam: crescer a coluna em direção ao teto, criar espaços de ar entre as vértebras, bombear ar nos discos intervertebrais e uma que eu adoro, amarrar um balão de gás no topo da cabeça.
Se você conseguir achar um bom alinhamento, o problema para sustentar a postura por muito tempo pode até sumir. Quando não sabemos o posicionamento ideal recrutamos músculos que não são ideais para manter a postura. Ativamos músculos que são potentes, mas possuem pouca resistência. Além disso, colocamos os músculos em um comprimento que não é o ideal para gerar força. Em uma postura relaxada, os músculos do abdome estão em uma posição curta, enquanto os músculos das costas estão alongados. O oposto acontece ao corrigirmos a postura em excesso, os músculos das costas passam a ficar em uma posição curta e os músculos do abdome alongados. Desta forma, eles não vão conseguir gerar a força adequada ou sustentar a postura por muito tempo.
Portanto, lembre-se, balão de ar no topo da cabeça, sem curvar para trás, sem empinar o nariz e sem desperdiçar energia. E o mais importante: postura é hábito. Adote essas mudanças como uma rotina na sua vida. No início não será muito fácil, mas quando perceber não estará fazendo esforço nenhum para manter uma boa postura! Bons novos hábitos!
Tatiana Trivellato (80146F – Crefito 4)
Fisioterapeuta, PMA®-CPT, Lolita San Miguel Pilates Master