Como fidelizar seus alunos e parar de perder clientes!

Por Renatha Cruz - @fisiorenathacruz

Sabemos o quão importante é a captação e a fidelização dos alunos do estúdio. Além disso, é fundamental para a estabilidade financeira do Studio de Pilates. A grande questão é a execução, como fidelizar seus alunos?  

Uma vantagem do método pilates é que geralmente os clientes que o procuram já possuem a intenção de manter uma relação longa e provavelmente já conhece seu trabalho. isso graças ao excelente trabalho realizado, pois além de manter este aluno com você por bastante tempo, ele também fará uma propaganda real, espontânea e gratuita do seu negócio (o conhecido marketing do boca a boca).  

E ainda, esses clientes com você por mais tempo trarão feedbacks mais honestos em relação ao seu trabalho, o que lhe permite melhorar ainda mais seus serviços. 

Como fidelizar seus alunos e parar de perder clientes!

Outra vantagem é que a receita do seu estúdio fica mais fixa e previsível, já que você poderá contar com a mensalidade daqueles alunos, isso te dá uma certa estabilidade também. 

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Segue algumas dicas para manter seus alunos fiéis a você e ao seu trabalho. 

1- Mantenha uma boa relação profissional x cliente. 

Renatha alunas

Uma boa relação com seu cliente o fará querer ficar perto de você. Despertará um sentimento de acolhimento, confiança e eles perceberão que ali são ouvidos de verdade. 

2- Mantenha um relacionamento com seus alunos mesmo a distância. 

Esteja presente na vida de seus alunos, especialmente aqueles que possuem alguma limitação que demande cuidados. Mostre que você está ali para cuidar dele. Pergunte se está tudo bem, o motivo da falta ou da ausência temporária. 

Se ofereça para ajudar dentro dos seus limites! 

3- Não se esqueça dos seus ex alunos, e principalmente, não deixe que eles esqueçam de você! 

Pergunte esporadicamente como eles estão. Mantenha contato em suas redes sociais (curta, comente… interaja com eles). Cuidado para não ser inconveniente ou chato demais. Não fique chamando o tempo todo para voltar, mas mostre que você está ali e que ainda faz parte da vida daquele aluno de alguma forma.  

4- Traga sempre novidades e se especialize o máximo possível 

Ofereça serviços especializados e de qualidade, assim você amplia seu público alvo e abraça aquele público que precisa de um Pilates mais direcionado e talvez não o encontre. Contrate profissionais especializados em diferentes áreas. E se você trabalha sozinho, esteja em constante atualização através de cursos e formações.  

Para isso, antes, tenha seu público algo bem definido (o que nos leva ao 5 item). 

5- Trace um perfil do seu público 

Conheça seus clientes, saiba qual é o perfil deles. Principais patologias, idade, condições… Por exemplo, se você possui mais pacientes com determinada patologia, ou idosos, ou atletas, ou gestantes…  

Tenha esse perfil atualizado para assim desenvolver atividades extras voltadas para a maioria, e também para que você se especialize no público que tem em maior número no seu Studio. Por exemplo, não faz sentido você se especializar em um público que você não tenha no seu Studio (a não ser claro, que o objetivo seja começar a alcançar esse público. Aí sim será extremamente interessante uma atualização nesta área.) Em todos os casos, conhecer o perfil do seu público te direciona para quais passos tomar em diversos aspectos. 

6- Invista em equipamentos e acessórios diferenciados e de qualidade 

Um estúdio com diferentes aparelhos e acessórios te possibilita a criar uma infinidade de movimentos e exercícios novos evitando que caia na monotonia. Isso também motiva os profissionais que trabalham com você, e deixa os seus alunos mais empolgados para as novidades da aula. Sem contar a segurança que você possui ao contar com equipamentos de qualidade, afinal, ninguém quer colocar a vida de ninguém em risco ne?! 

7- Se atente para a organização, limpeza e decoração do seu espaço 

Sim! Tudo isso conta muito, afinal, ninguém quer ficar em um lugar bagunçado, sujo ou chato! Um ambiente climatizado, com uma música boa, bem decorado e aconchegante convida a gente para ficar mais tempo. 

8- Comemore com seus alunos 

Datas comemorativas são excelentes meios para brindar com seus alunos. Seja em uma decoração de Dia das Mães ou um café da manhã especial em um dia comum, por exemplo. A forma de comemorar não importa, o importante é fazer seus alunos se sentirem queridos. Mas mantenha constância, não adianta comemorar o Dia das Mães e se esquecer do Dia dos Pais, ou dos avós. Se planeje para que todas as datas sejam comemoradas de alguma forma. 

Concluindo, um ambiente agradável e um bom relacionamento com o seu aluno dentro e fora do Studio, fará sem sombra de dúvidas fazer seu cliente se fidelizar. Se atente nas nossas dicas e depois nos conte sobre os resultados! 

 Gostou das dicas? Conte pra gente o que você faz para fidelizar seus alunos. Vamos adorar saber.  Marque também os seus amigos nos comentários e peça para eles participarem. 

 

 

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