Como aliar Criatividade X Raciocínio

em seu planejamento de Aula

 

Por Harmônica Pilates 

 É no desconforto que a criatividade aparece” (anote essa frase!).  

Se você está acostumada a seguir sempre uma lista de exercícios pré programados, inevitavelmente vai se sentir “limitada” em algum momento da aula.  

PUBLICIDADE

Talvez porque esqueceu do próximo exercício da lista e ficou com vergonha de “colar” na frente do aluno, ou porque ele simplesmente não conseguiu fazer o que você pediu, ou até mesmo porque ele se recusou a tentar fazer o exercício por causa de dor. 

Essa sensação pode ser péssima, mas tem seu lado positivo: somos “obrigados” a pensar em alternativas quando saímos da nossa zona de conforto.  

Sabe quando o aluno te questiona o porquê de cada exercício? Se você não tiver pensado nos exercícios com propósito, e só havia selecionado aleatoriamente os exercícios, não vai conseguir responder…  

Uma ótima forma de se treinar a criatividade é se expondo ao desconforto: você vai programar o seu cenário (um decúbito, alguns exercícios, um acessório de referência) e vai inserir seu aluno nele. Mas vai também considerar o “cenário dele”: qual é a condição do meu aluno hoje? 

A criatividade começa a acontecer a partir do momento em que você se permite raciocinar. Do que ele precisa você já sabe, o que ele consegue, também (isso já deve ter sido definido na avaliação inicial). O que você vai pensar a partir de agora é: quais formas de ele fazer o que precisa nos mais diversos aparelhos? É possível incrementar com acessórios? Quando? 

Não tenha medo da repetição, ela vai estar presente justamente por causa do objetivo, é inevitável! Mas mesmo repetindo exercícios é possível se dar “caras” diferentes ao movimento quando você se permite pensar! 

Autoras Harmônica Pilates 

Elisa Frigini 

CREFITO 3/64811-F 

Fisioterapeuta formada pela UFSCar em dezembro de 2003, sócia da Harmônica Pilates. Possui formação em Reeducação Postural Global – RPG, Pilates na Conduta Cinesioterápica e Pilates sob a Ótica da Cadeias Musculares. Ministra palestras e workshops voltados para a área de fisioterapia com ênfase em RPG e Pilates, além de ser co-criadora dos cursos Pilates PRO, Comandos Verbais no Método Harmônica e Deu MAT. É embaixadora Metalife Pilates. 

Beatrice Junqueira 

CREFITO 3/168561-F 

Fisioterapeuta formada pela UNIFAE em 2011, sócia da Harmônica Pilates. Especialista em Fisioterapia apliacada à Ortopedia e Traumatologia pela UNICAMP. Formada em Pilates pela Metacorpus em 2011. Participou de Workshops nacionais e internacionais. É co-criadora dos cursos Pilates PRO, Comandos Verbais no Método Harmônica e Deu MAT. É embaixadora Metalife Pilates. 

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!