Cólica Menstrual: Método Pilates alívio de cólicas e TPM

Saúde da Mulher

Qual mulher nunca sofreu, pelo menos uma vez, de cólicas menstruais? Às vezes, nem os remédios aliviam as dores.  

Neste mês da Mulher a Revista Pilates preparou uma matéria muito especial sobre o tema. Ficou curiosa para saber o quanto esse “analgésico natural” para aqueles dias em que você fica vulnerável pode ser eficaz?  

Confira; 

O Método Pilates é uma grande alternativa para aquelas mulheres que preferem não fazer uso de medicação e já provou ter eficácia contra dores no ventre, náuseas, cefaléia, cansaço e diarreia. 

Isso ocorre porque o Pilates melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, tais como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo). Porém, os exercícios devem ser menos intensos enquanto estiver “naqueles dias”, e você deve procurar controlar ainda mais a respiração para conseguir diminuir as tensões que potencializam as dores menstruais. 

O Pilates também ajuda na melhora do equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo), proporcionando uma melhoria contínua das cólicas menstruais. 

PUBLICIDADE

O fenômeno que causa o bem-estar pela realização de Pilates é chamado analgesia por exercício físico. É eficaz, pois trabalha força, alongamento e flexibilidade, além de ter o abdômen como centro de força. 

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), o Pilates proporciona alívio das dores da cólica menstrual. A pesquisa foi aplicada com auxílio de dez alunas do curso de Fisioterapia, entre 18 e 30 anos. Elas passaram por dezesseis exercícios de solo e bola voltados para a região pélvica. Segundo as voluntárias, os incômodos causados pela cólica menstrual diminuíram radicalmente. 

Selecionamos 3 atividades que exercitam a região pélvica e podem ajudá-la a combater as cólicas menstruais e o mau humor que as acompanham, confira: 

Bola de pilates / bola suíça
Imagem: receitadevida.com.br – Postado em 10/03/2020

Ponte com extensão de joelhos na bola. Esse exercício ajuda no equilíbrio do corpo, pois fortalece os glúteos e a região posterior da coxa e do abdômen. Durante o exercício, procure manter a coluna alinhada e evite movimentar a bola. 

  • Deite de barriga para cima e alinhe os braços ao lado do corpo. Estenda as pernas e apoie os calcanhares e as panturrilhas na bola; 
  • Mantendo os braços e as mãos no chão, contraia os músculos abdominais e os glúteos; 
  • Levante o quadril até atingir a posição de “prancha”; e 
  • Volte a posição inicial lentamente. 
Posição do gato yoga
Imagem: receitadevida.com.br – Postado em 10/03/2020

Gato. Praticar esse exercício corretamente, sem sobrecarregar a coluna, melhora a estabilidade torácica e do abdômen, além de ajudar na postura e na concentração. 

  • Apoie-se nos punhos, que devem estar posicionados na direção dos ombros, e nos joelhos, que devem estar alinhados com o quadril, mantendo as costas relaxadas; 
  • Leve o queixo em direção ao peito e faça um arco, levantando as costas, e contraia os glúteos; e 
  • Retorne a posição inicial lentamente e realize o exercício na direção oposta, direcionando o olhar para cima e a coluna para baixo, fazendo uma curvatura inversa à anterior. 
Sitting up pilates
Imagem: receitadevida.com.br – Postado em 10/03/2020

Sitting up. Sem a necessidade de aparelhos, esse exercício busca o fortalecimento abdominal. 

  • Deite de barriga para cima e alinhe os braços ao lado do corpo; 
  • Eleve os braços acima da cabeça; 
  • Leve lentamente os braços em direção aos pés, como se fosse sentar, e alinhe a coluna; 
  • Volte lentamente para a posição inicial. 

Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, ansiedade, tristeza e fadiga. Desta forma, as cólicas menstruais são amenizadas através dos exercícios do Método, ajudando também no controle respiratório.  

Mas lembre-se, é importante que os exercícios sejam realizados com menos intensidade enquanto estiver “naqueles dias” para que o corpo não fique tenso. 

 

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!