Desequilíbrios posturais e o chute com uma perna

Desequilíbrios posturais x hábitos de vida

Você já parou para pensar em como seus hábitos de vida podem afetar seu corpo e provocar desequilíbrios posturais?

Muita gente ainda está em isolamento social, trabalhando em casa e tendo que se reinventar, seja pessoal ou profissionalmente. Se já ficavam sentados antes, agora então…

Você já parou para pensar quantas horas do dia passa sentado? Sentado na cadeira para comer, para realizar trabalhos manuais, para pegar um sol na varanda, ou mesmo para ficar horas a fio trabalhando ou navegando na internet, à frente do computador. Aí fica sentado no sofá para assistir televisão, para ler um livro, para interagir com a família, e por aí vai…

Acaba que, se for fazer as contas, você, assim como a maioria das pessoas, passa boa parte do tempo nessa mesma posição – sentado. A má notícia é que este padrão repetitivo pode causar inúmeros desequilíbrios posturais que prejudicam a saúde da coluna, e o bem-estar como um todo. O chute com uma perna (ou One Leg Kick), um dos exercícios originais do repertório de Joseph, ajuda a compensar as horas com os quadris em flexão e ameniza a sobrecarga nos músculos da coluna.

Pronto para começar a corrigir os desequilíbrios posturais?

PUBLICIDADE
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso
Estúdio + Mentoria MetaLife a Chave do Sucesso

Chute com uma perna

Posição inicial

Deitado em decúbito ventral (de barriga para baixo), tronco sustentado para cima, com o apoio nos antebraços. Quadril estendido, com as espinhas ilíacas ântero superiores (EIAS) fora do colchonete e o osso púbico apoiado (Foto 1).

Exercício

desequilíbrios

 

Inspire para preparar. Na expiração, flexione um joelho, pulse duas vezes – no primeiro pulso, flexão plantar; no segundo pulso, dorsiflexão (Foto 2). Na inspiração, estenda o joelho, alongando o pé enquanto a perna retorna ao colchonete.

Muito cuidado ao realizar o exercício para não desestabilizar a cintura pélvica e escapular. Mantenha a contração abdominal dos glúteos e isquiotibiais, com a sensação de pressionar o osso púbico contra o colchonete para evitar a inclinação anterior da pelve.

Ao realizar o exercício com frequência, e da forma correta, você sentirá uma melhora nos desequilíbrios posturais ocasionados pelo excesso de horas na posição sentada. Experimente e venha contar pra gente as melhoras que obteve.

Marjorie Filellini
(Crefito-3: 160760-F) 
@essetaldepilates

PUBLICIDADE

3 COMENTÁRIOS