Case de sucesso: Poliana Fregulha – criadora e idealizadora do Espaço Reabilitare
Conheça a história da fisioterapeuta que desenvolveu seu estúdio colocando o bem-estar de seus alunos à frente
Desde o início de suas atividades, Poliana Fregulha – criadora e idealizadora do espaço Reabilitare, entendeu seu bom relacionamento com seus clientes e, para seu espaço de trabalho, desenvolveu um modelo de negócio completo, que oferece diversas soluções de saúde para as pessoas em um só lugar. Poliana não queria ter apenas um estúdio de Pilates e nem uma clínica de fisioterapia, por isso, desde que abriu sua empresa, intitulou de “espaço”, pois sua intenção era oferecer uma variedade de serviços.
Quem é Poliana?
Nascida no interior do estado de São Paulo, formou-se em 2013, em fisioterapia, em Londrina/PR. Em busca de oportunidades de trabalho, em 2014, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde iniciou uma especialização em Pilates, pois além de admirar este método, o setor apontava um crescimento significativo.
Primeiros passos no Pilates
Seu primeiro emprego com Pilates foi em uma clínica no Edifício Itália, localizada na famosa Avenida Ipiranga no centro de São Paulo, onde trabalhou durante 10 meses. Após essa experiência, em 2015, passou a trabalhar em outro espaço, desta vez na Avenida São Luís, dentro do histórico Edifício Louvre. Durante 2 anos trabalhou neste estúdio, até o momento em que seus desejos se ampliaram e quis direcionar seu trabalho para outros lugares.
Para auxiliá-la durante o processo de mudanças e direcionamentos de seu trabalho, Poliana buscou uma consultoria estratégica, a Cápsula Inovação, iniciativa especializada em inovação para pequenos negócios. A consultoria trouxe mais clareza sobre possíveis caminhos para sua carreira profissional, e foi neste momento que a fisioterapeuta percebeu que tinha a capacidade de empreender com um negócio próprio e que, por meio do empreendedorismo, poderia realizar seus desejos na área da saúde e bem-estar e deixar sua marca no mundo.
Foi então que Poliana, com o auxílio da consultoria, estruturou seu modelo de negócio e abriu sua própria empresa: o Espaço Reabilitare.
Nascimento do Espaço Reabilitare
Em uma pequena e intimista sala, localizada na Avenida São Luís, Poliana ofereceu serviços de Pilates, durante 2 anos. Poliana almejava ter um espaço voltado para qualidade de vida e bem-estar, e, desta forma, oferecer serviços completos de Pilates e de técnicas para o controle da dor.
Para abrir seu novo espaço, Poliana definiu algumas premissas: queria criar um ambiente acolhedor que, além de tratar o corpo, tratasse a mente das pessoas. Seu objetivo era criar um refúgio no centro movimentado de São Paulo. Para isso, buscou um imóvel arejado, iluminado e que tivesse vista para uma área verde. Sua proposta para esse novo espaço foi a de criar um ambiente que trabalhasse a qualidade de vida das pessoas sem precisar ser frio ou que remeta a doença, mas sim, um espaço leve, relaxante e descontraído.
Em sua trajetória como empreendedora, percebeu que clientes se tornaram amigos, então, promover o convívio entre pessoas sempre foi uma proposta de valor de seu espaço. Por isso, além da parte dos serviços, projetou um ambiente de convivência e um espaço com rede para quem quiser relaxar.
Como já imaginava um espaço com serviços e comodidades, foi vista a necessidade de buscar um profissional arquiteto para realizar o projeto da melhor maneira e colocar os desejos da empreendedora em prática. Foi então que Poliana acionou o arquiteto Gustavo Cedroni, fundador da Metro Arquitetos, escritório de arquitetura responsável por diversos projetos modernos e renomados em São Paulo.
O projeto para o Espaço Reabilitare, começou com a escolha do local: a Galeria Metrópole, um dos centros comerciais mais conhecidos da cidade de São Paulo. A escolha da loja não poderia ser melhor, na esquina, com uma das frentes para a Av. São Luís e a outra para a Praça Dom José Gaspar. De um lado, a avenida mais bem servida do Centro, com largas calçadas e canteiro central repletos de árvores de grande porte e do outro lado a Praça que contém a mais importante biblioteca da cidade.
O projeto
O projeto de arquitetura procurou dialogar com esse endereço: da galeria, da avenida e da praça. O partido do projeto é um salão com os espaços integrados, pé-direito alto, estruturas de concreto aparentes e a adição de um único elemento, em madeira, que organiza os programas desejados: salas para massagens e procedimentos, armários e espaço para o café, chá e água. Uma arquibancada, anexa às salas, serve para que as pessoas possam sentar e conversar olhando a praça e através dela, é possível chegar a um pequeno mezanino; um lugar de destaque, em relação aos outros, onde é possível descansar, deitar ou se acomodar numa rede. Na outra parte do salão, os equipamentos de Pilates foram cuidadosamente distribuídos em função das vistas mais privilegiadas.
O novo espaço é um lugar que estreita a relação entre os espaços externos e internos, como a própria galeria já o faz. Não há anteparos além de vidros transparentes, o que possibilita a visão do espaço pelas pessoas que passam pela calçada e, já para os frequentadores do espaço, esses podem desfrutar da dinâmica da metrópole enquanto fazem os seus exercícios.
O processo pelo qual o projeto foi desenvolvido, com a participação de Poliana em todas as decisões, somados aos detalhes de acabamento, aos materiais colocados em sua essência, aos fluxos, iluminação e ventilação retratam, através da construção do espaço, o extremo cuidado que o Espaço Reabilitare pretende ter com seus clientes. Um espaço urbano, porém, com qualidades muito peculiares dentro de São Paulo: vistas privilegiadas, contato direto com o sol e a presença do verde. O projeto é um pequeno reflexo do que se pretende com os corpos que entram ali: o equilíbrio ideal.
O novo Espaço Reabilitare teve sua inauguração em 18 de abril de 2020 e, desde então, tem encantado as pessoas que o frequentam por seu conceito, clima leve e modernidade. Quase um ano após sua abertura, Poliana, com seu espírito de empreendedora, já tem novas ideias e planos futuros para seu negócio.
Mas isso é assunto para uma próxima conversa! Acompanhem o Espaço Reabilitare e todas as suas novidades!