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Cadeia Muscular na prática com Janaína Cíntas

A vantagem para o aluno praticar o método pilates se aproveitando do trajeto das cadeias musculares são inúmeros, que vão desde, a otimização dos resultados do método pilates até um alívio rápido das dores para os alunos que as sentem, para tanto, faz-se necessário que o instrutor do método pilates domine o trajeto de forças solidárias que são as cadeias musculares.

Vou propor três exercícios para a cadeia extensora ou posterior que segue por todos os músculos que estendem todas articulações do corpo e vejam como é fácil.

1- Spine Strech

Esse exercício recebe o nome de Spine Strech e o importante é que durante a fase 4 do exercício o aluno
realize um C profundo de toda coluna vertebral, colocando-a em forças diametralmente opostas para que o alongamento lombar possa ser sentido.

Na fase quatro também o aluno deve descomprimir ativamente ao máximo as vértebras lombares, como se estivéssemos ultrapassando uma barra, lembre-se que a cadeia de extensão gera alongamentos enganosos.

2- Long stretches (Elephant)

O movimento solicitado será o de aproximação do tronco em direção aos membros inferiores usando do deslocamento do carrinho do reformer, de
maneira que o aluno sinta o alongamento da cadeia extensora nos membros inferiores.

3- Stomach Massage

O aluno deverá estar sentado sobre o carrinho nos ísquios, o tronco deverá estar ligeiramente inclinado a frente com as mãos apoiadas na
borda do carrinho, os joelhos devem estar “flexionados com os dedos e ante pé apoiados na barra do Reformer. Em seguida solicitamos que o aluno estenda os joelhos, acionando bíceps-triceps para que não ocorra hiperextensão dos joelhos e o quadril usando os
isquiotibiais, o tríceps sural, a partir daí é solicitado que o aluno traga em “exão dorsal os calcanhares, de forma que o mesmo passe por debaixo da barra do Reformer.

Leia também:

https://metalifepilates.com.br/blog-de-pilates/historia-do-pilates/

https://negociopilates.com.br/studio-de-pilates-moderno-15-decoracoes-para-se-inspirar/

https://revistapilates.com.br/pilates-define-o-corpo/

A coluna vertebral deve ter a sua ligeira inclinação do começo ao #m do exercício, ela não pode se movimentar. Aqui temos um exercício completo da cadeia extensora do corpo todo.

Conclusão

O crédito de alongamento da cadeia extensora poderá otimizar o manejo de diversas patologias e disfunções do sistema músculo
esquelético, o método pilates aliado às cadeias musculares pode trazer inúmeros benefícios para o aluno e ser fonte de muita satisfação
para os instrutores do método.

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