Bola de Pilates como cadeira?

Bolas estão se tornando alternativas populares às velhas cadeiras de escritório. Mas será que esta é uma boa maneira de queimar calorias e melhorar a postura?

De fato, o aumento na queima de calorias é real, mas pequeno. Segundo um estudo de 2008, trabalhar no escritório sentado numa bola queima cerca de quatro calorias a mais por hora do que fazer a mesma atividade numa cadeira. Isso significa aproximadamente 30 calorias extras num dia típico de trabalho.

E esse número não inclui a queima adicional que viria com atividades como quicar ou fazer levantamento de pernas, algo que muitos usuários dizem ficar inspirados a fazer quando sentados sobre as bolas.

Do ponto de vista da postura, não existe um corpo de evidências científicas convincentes. Embora os proponentes afirmem que as bolas forçam os usuários a ficarem em uma posição ereta e a se estabilizarem sobre a bola, um estudo inglês de 2009 descobriu que sentar-se prolongadamente numa bola gerava os mesmos problemas de postura que numa cadeira.

Outro estudo, conduzido por pesquisadores holandeses no ano passado, comparou trabalhadores com longas tarefas de datilografia sobre bolas e cadeiras com encostos para os braços.

PUBLICIDADE
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
A cada R$ 100 você ganha uma arte decorativa digital
Mentoria MetaLife
Mês do cliente - Descontos incríveis aproveite
Mentoria MetaLife

As bolas produziram mais atividade muscular e um “movimento de tronco” 33% maior. Porém, também geraram maiores índices de contração da coluna.

“Concluiu-se que as vantagens relacionadas à carga física de sentar-se numa bola medicinal pode não superar suas desvantagens”, escreveram os pesquisadores. Outros estudos chegaram a resultados similares.

Conclusão: sentar numa bola queima mais energia do que sentar numa cadeira, mas faltam evidências de que isso realmente aprimora a postura.

E você, já experimentou trocar a cadeira pela bola de Pilates? Compartilhe a experiência com a gente.

Com algumas informações de: Anahad O’Connor – The New York Times, FlexusPilates.

PUBLICIDADE

11 COMENTÁRIOS

  1. Tenho 1,73 e comprei uma bola de 65cm , a altura vc regula na pressao do ar e fica perfeito, vou ver os resultados daqui um tempo, porem de cara da pra notar que é impossivel ter uma postura relaxada. Logo, ouvindo anos seguidos “melhore essa postura rapaz” deve trazer algum beneficio sim , estou usando com intervalos de 20 minutos inicialmente.

  2. O ideal é que se fique alternando entre a cadeira e a bola para nao cansar os musculos, recomenda-se um tempo de 30min no maximo na bola, após esse tempo descanse um pouco na cadeira normal e depois volte a bola e assim sucessivamente.

  3. Vc pode correr o risco de não ficar numa altura adequada para o uso dos membros superiores. Isso acarretaria um prejuízo global da postura. A ideia precisa de comprovação científica. De primeira mão, como profissional, não vejo com vantagens a troca da cadeira pela bola.