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Benefícios do Mat Pilates no MMA

Diversos exercícios do Pilates favorecem o desempenho do lutador de MMA, pois trabalham uma respiração fracionada e correta, melhoram o desempenho no momento da luta; aumentam a flexibilidade; fortalecem o Core (unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar) e diminuem a probabilidade de lesões osteomusculares (ossos e músculos).

Princípios do Pilates

PRECISÃO: Realização de um movimento simétrico. Eventualmente o controle do movimento e sua precisão ficam instintivos, evitando gastos desnecessários de energia.

CONCENTRAÇÃO: O método exige foco intenso, trabalhando simultaneamente o corpo e a mente.

CONTROLOGIA: Antes mesmo de dar o seu nome ao método, Pilates o definiu como Contrologia, a arte de controlar a mente e o corpo. Ou seja, é o controle consciente de cada movimento corporal realizado, o trabalho de todos os músculos em conjunto de forma correta e precisa, como o próprio Pilates dizia: “circulação é o que cura”.

POWER HOUSE: O maior objetivo do método Pilates é o fortalecimento do Centro de Força, que é composto por quatro músculos: Transverso do abdome, Períneo, Multíferos e o Diafragma.
Seu objetivo é coordenar a mecânica respiratória do Diafragma, com a sinergia dos Músculos abdominais (principalmente o Transverso do Abdome), Multíferos e Períneo, estabilizando a coluna.

RESPIRAÇÃO:
Para que o sangue faça seu trabalho com excelência, ele deve ser levado com o Oxigênio através de uma respiração correta. A Inspiração e a Expiração são peças fundamentais em todos os exercícios de Pilates.
Pilates explica de uma forma objetiva o detalhe de sua respiração: “Esprema o pulmão como se você estivesse secando uma toalha usada”.

O Mat Pilates, conhecido também como Pilates solo, não trabalha com aparelhos, tornando como resistência o próprio corpo do lutador e a gravidade. Durante a aula todos os grupamentos musculares são trabalhados, enfatizando sempre a estabilidade e a força abdominal.

Com a capacidade de liberdade de criação dos exercícios fundamentados no método Pilates, os movimentos podem ser realizados de acordo com a respectiva formação do lutador no esporte, aprimorando sua técnica, unindo assim o Pilates e o MMA.

“Mesmo que você não siga nenhuma das outras instruções, aprenda a respirar corretamente.” Pilates, Joseph.

Mariana Rabello
Fisioterapeuta – Instrutora de Pilates
Crefito: 172440-F
Proprietária da Empresa All Pilates

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