Os benefícios da Bola Suíça nas aulas de Pilates de solo e aparelhos

Os benefícios da Bola Suíça nas aulas de Pilates de solo e aparelhos

Por: Luciana Tella

CREF: 003478-G/SP

@saude.exercicio

A Bola Suíça ou Fitball recebeu esse nome por terapeutas da América do Norte, no século XX (1960), ao ser vista pela primeira vez na Suíça. É um dos acessórios utilizados do Método Pilates contemporâneo e pode ser visto em aulas de Pilates de solo (Mat Pilates) e nos aparelhos. A bola não foi criada e não fazia parte do repertório original de exercícios criado por Joseph Pilates. Assim, todas as práticas que a envolvem foram desenvolvidas pelos instrutores, e variam conforme a criatividade do profissional. Na matéria de hoje, vamos conferir os benefícios da Bola Suíça nas aulas de Pilates de solo e aparelhos.

Utilizar a Bola Suíça, no Pilates de solo ou aparelhos, pode ter diferentes fins e pode ser utilizada em gestantes, reabilitação, fortalecimento do corpo, entre outros, a depender dos objetivos dos alunos/pacientes. Assim, no solo ou aparelhos existem maneiras de se trabalhar que podem tornar os exercícios mais ou menos desafiadores. Vale ressaltar que ao utilizar a Bola Suíça em seus exercícios, os princípios do método Pilates devem ser aplicados, são eles: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração.

O uso da bola nos exercícios de Pilates, seja no solo ou nos aparelhos, dependerá da força do próprio corpo, do controle dos movimentos e da consciência corporal. Vale ressaltar que a instabilidade da bola recruta tanto as fibras musculares profundas, quanto as superficiais, pois, o esforço realizado em uma superfície móvel cria uma demanda muito maior no sistema motor, sendo também importante na prevenção e no tratamento de lesões.

O tamanho da bola faz diferença nos exercícios de solo e aparelhos?

Sim, existem diversos tamanhos de bolas. O tamanho da bola varia de fabricante para fabricante e pode ser de: 45cm, 55cm, 65cm, 75cm e 85 cm. A escolha de qual bola deve ser utilizada varia conforme o exercício que será executado, pois, em alguns exercícios a bola servirá como suporte. Sendo um apoio para o corpo ou uma carga extra e também em relação à altura do aluno/paciente. Portanto, para saber o tamanho ideal da bola em relação à altura, posicione seu aluno/paciente sentado sobre a bola, com a coluna ereta, joelhos flexionados no ângulo de 90° entre o quadril e os joelhos. A bola é inflável, feita de borracha ultra resistente e suporta o peso de uma pessoa entre 200 kg e 300 kg.

Em relação à tensão da bola, ela pode fazer diferença na execução dos movimentos. As bolas muito cheias e duras são mais instáveis, pois tem menos apoio no solo e se movem mais rápidos, sendo elas ideais para alunos/pacientes intermediários e avançados, já as bolas menos infladas tem mais apoio no solo, sendo ideais para iniciantes.

Agregar a bola aos exercícios pode oferecer inúmeros benefícios aos alunos/pacientes, pois o acessório é extremamente versátil e permite desenvolver as percepções do corpo a partir dos estímulos reflexos.

Benefícios do uso da Bola Suíça no método Pilates:

  • Aumenta a mobilidade articular;
  • Aumenta a consciência corporal;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta a força e a resistência;
  • Melhora a flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Tonifica a musculatura;
  • Prepara o assoalho pélvico durante a gestação;
  • Auxilia na reabilitação e prevenção de lesões.

Portanto, o uso da Bola Suíça no Pilates de solo ou aparelhos, traz, além dos desafios, benefícios para todo o corpo.

Abaixo alguns exercícios com bola nos equipamentos:

  1. Rolling Back – Variação: com os joelhos flexionados e apoiados na bola e mãos segurando as barras laterais do Cadillac. Na execução do movimento, o quadril deverá escorregar pela bola, realizando uma extensão de cotovelos e de joelhos. Voltar a posição inicial flexionando os joelhos e cotovelos.

2. Pumping One Leg – Variação: Sentado na ponta do estofado da Chair, em alongamento, com um pé no step e quadril e joelho flexionado. A perna contralateral com joelhos estendidos em alinhamento com o quadril e pé apoiado na bola. Durante o movimento, realizar a extensão do joelho, empurrando o step para baixo. Retorne à posição inicial controlando o movimento lentamente.

3. Leg Extension – Variação: Deitado em decúbito dorsal no Reformer, com joelhos e quadris flexionados a 90° e alças nos pés, coloque a bola entre as pernas. Realize a extensão dos joelhos e do quadril, apertando a bola realizando força com o interno da coxa. Retorne a posição inicial.

4. Stretches Front – Variação: Em pé, de costas, apoiado no espaldar, com uma das pernas estendida e apoiada no Barrel, segurar a bola a frente do corpo, as mãos devem estar na direção dos ombros. Realizar a flexão de tronco enrolando a coluna e mantendo o alinhamento axial. Retorne à posição inicial, desenrolando a coluna.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Quer receber novidades?

Inscreva-se na newsletter para receber conteúdos imperdíveis!

Botão
Revista Pilates

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.