Os benefícios da Bola Suíça nas aulas de Pilates de solo e aparelhos

Por: Luciana Tella

CREF: 003478-G/SP

@saude.exercicio

A Bola Suíça ou Fitball recebeu esse nome por terapeutas da América do Norte, no século XX (1960), ao ser vista pela primeira vez na Suíça. É um dos acessórios utilizados do Método Pilates contemporâneo e pode ser visto em aulas de Pilates de solo (Mat Pilates) e nos aparelhos. A bola não foi criada e não fazia parte do repertório original de exercícios criado por Joseph Pilates. Assim, todas as práticas que a envolvem foram desenvolvidas pelos instrutores, e variam conforme a criatividade do profissional. Na matéria de hoje, vamos conferir os benefícios da Bola Suíça nas aulas de Pilates de solo e aparelhos.

Utilizar a Bola Suíça, no Pilates de solo ou aparelhos, pode ter diferentes fins e pode ser utilizada em gestantes, reabilitação, fortalecimento do corpo, entre outros, a depender dos objetivos dos alunos/pacientes. Assim, no solo ou aparelhos existem maneiras de se trabalhar que podem tornar os exercícios mais ou menos desafiadores. Vale ressaltar que ao utilizar a Bola Suíça em seus exercícios, os princípios do método Pilates devem ser aplicados, são eles: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração.

PUBLICIDADE

O uso da bola nos exercícios de Pilates, seja no solo ou nos aparelhos, dependerá da força do próprio corpo, do controle dos movimentos e da consciência corporal. Vale ressaltar que a instabilidade da bola recruta tanto as fibras musculares profundas, quanto as superficiais, pois, o esforço realizado em uma superfície móvel cria uma demanda muito maior no sistema motor, sendo também importante na prevenção e no tratamento de lesões.

O tamanho da bola faz diferença nos exercícios de solo e aparelhos?

Sim, existem diversos tamanhos de bolas. O tamanho da bola varia de fabricante para fabricante e pode ser de: 45cm, 55cm, 65cm, 75cm e 85 cm. A escolha de qual bola deve ser utilizada varia conforme o exercício que será executado, pois, em alguns exercícios a bola servirá como suporte. Sendo um apoio para o corpo ou uma carga extra e também em relação à altura do aluno/paciente. Portanto, para saber o tamanho ideal da bola em relação à altura, posicione seu aluno/paciente sentado sobre a bola, com a coluna ereta, joelhos flexionados no ângulo de 90° entre o quadril e os joelhos. A bola é inflável, feita de borracha ultra resistente e suporta o peso de uma pessoa entre 200 kg e 300 kg.

Em relação à tensão da bola, ela pode fazer diferença na execução dos movimentos. As bolas muito cheias e duras são mais instáveis, pois tem menos apoio no solo e se movem mais rápidos, sendo elas ideais para alunos/pacientes intermediários e avançados, já as bolas menos infladas tem mais apoio no solo, sendo ideais para iniciantes.

Agregar a bola aos exercícios pode oferecer inúmeros benefícios aos alunos/pacientes, pois o acessório é extremamente versátil e permite desenvolver as percepções do corpo a partir dos estímulos reflexos.

Benefícios do uso da Bola Suíça no método Pilates:

  • Aumenta a mobilidade articular;
  • Aumenta a consciência corporal;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta a força e a resistência;
  • Melhora a flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Tonifica a musculatura;
  • Prepara o assoalho pélvico durante a gestação;
  • Auxilia na reabilitação e prevenção de lesões.

Portanto, o uso da Bola Suíça no Pilates de solo ou aparelhos, traz, além dos desafios, benefícios para todo o corpo.

Abaixo alguns exercícios com bola nos equipamentos:

  1. Rolling Back – Variação: com os joelhos flexionados e apoiados na bola e mãos segurando as barras laterais do Cadillac. Na execução do movimento, o quadril deverá escorregar pela bola, realizando uma extensão de cotovelos e de joelhos. Voltar a posição inicial flexionando os joelhos e cotovelos.

2. Pumping One Leg – Variação: Sentado na ponta do estofado da Chair, em alongamento, com um no step e quadril e joelho flexionado. A perna contralateral com joelhos estendidos em alinhamento com o quadril e pé apoiado na bola. Durante o movimento, realizar a extensão do joelho, empurrando o step para baixo. Retorne à posição inicial controlando o movimento lentamente.

3. Leg Extension – Variação: Deitado em decúbito dorsal no Reformer, com joelhos e quadris flexionados a 90° e alças nos pés, coloque a bola entre as pernas. Realize a extensão dos joelhos e do quadril, apertando a bola realizando força com o interno da coxa. Retorne a posição inicial.

4. Stretches Front – Variação: Em pé, de costas, apoiado no espaldar, com uma das pernas estendida e apoiada no Barrel, segurar a bola a frente do corpo, as mãos devem estar na direção dos ombros. Realizar a flexão de tronco enrolando a coluna e mantendo o alinhamento axial. Retorne à posição inicial, desenrolando a coluna.

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!