Benefício do Pilates para o corpo feminino 

Afinal, o método Pilates promove alguma alteração significativa para o corpo feminino?

Afinal, o método Pilates promove algumas alterações significativas no corpo feminino? 

Por Queila Florêncio 

Para entendermos melhor sobre algumas alterações no corpo feminino, voltaremos para o contexto histórico. 

Nos últimos anos o corpo feminino teve que se adaptar aos diversos padrões de beleza, sofrendo influências de variáveis sociais, culturais e até mesmo biológicas. 

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O universo feminino sofreu muitas alterações ao longo da evolução da sociedade, pois muitas mulheres se submeteram a uma cultura patriarcal, sendo responsável por zelar da família, cuidar dos filhos, dos afazeres domésticos e dependente muitas vezes do controle masculino, privando-se do autocuidado, como mente e corpo. 

Atualmente conquistando um maior espaço, a mulher se firmou como sujeito independente e autônoma assumindo uma multiplicidade de papéis e ganhando cada vez mais espaço na sociedade, nos negócios, no empreendedorismo, tudo isso unido a responsabilidade familiar em alguns casos.  

O contexto social, promoveu um outro estilo de vida e uma cobrança maior em seu íntimo principalmente no que se refere aos padrões do corpo feminino imposto pela mídia e sociedade em que vive, juntamente com a necessidade do autocuidado e ampliação de um olhar mais atento com seu próprio eu. 

Diante do exposto, a saúde da mulher vem se destacando cada vez mais, pois muitas procuram se cuidar, desde a prevenção a busca por tratamento de doenças que muitas vezes acomete mais o público feminino, e notamos uma procura maior para melhorar a autoestima, seja com tratamentos estéticos, com exercícios físicos e alimentação. 

Contudo, a construção do corpo feminino está conectada ao modo como essa mulher organiza a sua subjetividade. 

Com essa nova gama de possibilidade, o método Pilates tem sido umas das atividades mais procuradas pelo público feminino, por trabalhar o corpo todo e a mente, com aulas dinâmicas e eficientes, a prática melhora o condicionamento físico, as dores, a postura, a depressão… tornando-se o queridinho da mídia, dos artistas sendo propagado em todo mundo e proporcionando muitos benefícios aos seus praticantes, entre eles o público feminino. 

E quais os benefícios adquiridos com a prática do método Pilates pelas mulheres? 

Listo aqui 10 deles para que você possa imediatamente começar a praticar esse método incrível e apaixonante! 

1)Melhora da Depressão/ Transtorno de ansiedade/ Humor  

 Com a prática contínua do Método Pilates, tomamos consciência do corpo através de exercícios que exigem um maior estado de atenção, promovendo a concentração e isso faz com que obtemos mais foco e uma mente mais equilibrada, mais relaxada, o trabalho respiratório também auxilia no controle e ajuste do sistema nervoso para redução dos hormônios do estresse. 

 2) Condicionamento físico 

 O Pilates melhora força muscular, resistência cardiorrespiratório através de exercícios dinâmicos e contínuos, pois dentro do sistema Pilates temos as molas que promovem essa resistência elástica juntamente com o uso de acessórios e/ou peso do próprio corpo, que promovem ativação muscular e diversas reações bioquímicas. Consequentemente seu corpo se torna forte, funcional, flexível e definido. 

 3) Fibromialgia 

Com exercícios de alongamento e de relaxamento o Pilates diminui a fadiga e a dor muscular. 

4) Melhora da dor em mulheres com Dismenorreia (cólica menstrual) 

 Os exercícios do Método Pilates promove aumento da circulação sanguínea, a correção de desequilíbrios musculares e posturais, recuperação da vitalidade do corpo e ainda promove ajuste do metabolismo, equilíbrio hidroeletrolítico e das condições hemodinâmicas, melhorando fluxo sanguíneo pélvico. 

5) Melhora do Sono 

Um dos princípios utilizados na prática do Método Pilates é a da respiração, trabalhamos preferencialmente a respiração diafragmática, e através desta obtemos relaxamento e maior abertura da caixa torácica, devido a respiração, utilizando-se de maneira eficiente todos os princípios, melhoramos o padrão respiratório, como alterações significativas ventilatórias e de trocas gasosas. Como a respiração esta fortemente ligado a distúrbio do sono, o Pilates melhora a condição respiratória e assim promove uma melhora da qualidade do sono. 

6)Osteoporose 

A pratica regular do Método Pilates atua no tratamento e prevenção da osteoporose, reduzindo muitas vezes para osteopenia, preferencialmente os exercícios antigravitacionais como extensão isométrica do tronco, exercícios em cadeia cinética aberta, exercícios de equilibro e coordenação entre outros, apresentam benefícios múltiplos como diminuição da massa óssea, força muscular, prevenção de quedas e fraturas. 

7) Gestação 

Durante esse período as futuras mamães podem apresentar diversos desconfortos, seja musculares, articulares, emocionais e até limitações funcionais. Os benefícios da prática do Pilates já pode ser sentido nos primeiros dias, como relaxamento da musculatura tensionada, manutenção da melhor postura, fortalecimento da região central (Abdômen) fortalecimento de músculos profundos da coluna e quadril, prevenindo as dores nessa região, melhoria do padrão respiratório, melhora da circulação sanguínea, melhora recuperação pós-parto, ajuda na diástase e nas atividades de vida diária. 

 8) Melhora da autoestima 

Quando nos exercitamos obtemos diversos benefícios, e o Pilates por ser uma modalidade em que trabalhamos a nossa consciência corporal, a concentração, a nossa força interna, ele nos possibilita uma harmonia entre a nossa mente e o nosso corpo, nos traz desafios, segurança, permite explorar o nosso corpo de forma global, além de liberar vários hormônios do bem-estar, nos conecta com a vida. Assim nos tornarmos forte internamente e externamente com a prática, que proporciona um corpo consciente e saudável. 

9) Emagrecimento  

Para obter esse benefício o praticante tem que frequentar no mínimo de 2 a 3 vezes na semana, e a escolha do exercício pelo instrutor faz toda diferença para tal objeto, para aumentar os gastos calóricos a aula tem que ser voltada para condicionamento físico, e o ajuste de variáveis como intensidade e volume faz toda diferença, lembrando que é um conjunto de fatores como equilíbrio alimentar. 

 10) Câncer de mama  

Você sabia que Joseph Pilates tinha uma aluna que foi submetida a uma mastectomia radical? Pois é, ela se chamava Eve Gentry e passou a ser referência no método Pilates sendo prova de que a prática traz muitos benefícios, e diminui o risco de desenvolver um câncer.  

 Podemos citar alguns benefícios como restabelecer a amplitude de movimento e flexibilidade de ombro, combater a rigidez das regiões do peitoral e dorsal, resgatar a força muscular e resistência, melhora da funcionalidade, resgate da autoestima, prevenção de linfedema entre muitos outros. 

E aí, ainda tem dúvidas em relação ao que o Método Pilates pode fazer por você?! 

Então mulher, vista se de coragem e bora praticar esse método Pilates encantador e revigorante em todos os sentidos, procure um profissional de qualidade e capacitado para ministrar as suas aulas de Pilates. 

 Te vejo, na próxima matéria!! 

 

Sobre a autora: Queila Florêncio 

Profissional de Educação física  

Prof. Esp. em Exercícios físicos para grupos especiais 

Prof. Terceira geração no método Pilates 

 

Referencias Bibliográficas: 

HOLMES, C. ET AL. Physical activity and survival after breast cancer diagnosis. Journal of the American Medical ASSOCIATION, 293 (20): 2479-2486, 2005. 

Araújo LM, Et Al. Diminuição da dor em mulheres com dismenorreia primária, tratadas pelo método Pilates. Revista dor 13(2) Jun 2012 

Silva ACLG, Mannric G. Pilates na reabilitação: uma revisão sistemática. Fisioter Mov 2009;22(3):449-55.. 

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Panelli C,  de Marco A. Metodo Pilates de condicionamento do corpo: um programa para toda vida . São Paulo, SP: Ph Editora, 2006. 

Daniel G, Et Al. Mulher, corpo e subjetividade: uma análise 

desde o patriarcado à contemporaneidade.Rev. Mal-estar e Subjetividade – Fortaleza – Vol. VII – Nº 2 – p. 451-478 – set/2007 

Lopes EDS, Et Al. Efeitos de exercícios do método Pilates na força muscular respiratória de idosas: um ensaio clínico. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2014; 17(3):517-523 

 

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