Base Pilates (Pilates Stance)

Ao desenvolver seu método, Joseph pensou e regrou absolutamente tudo. Todo o posicionamento do corpo é especificado por ele. Uma de suas orientações é a Base Pilates, usada em quase todos os seus exercícios nos diversos aparelhos. Ela foi concebida para facilitar e aumentar a ativação dos músculos do Power house e fazer a conexão do centro do corpo com os membros inferiores.

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As pernas devem estar unidas, pressionadas umas contra as outras e levemente rodadas para fora. Os pés acompanham a rotação externa do fêmur, levando os calcanhares a estarem juntos, também com uma leve pressão entre eles, enquanto os ante pés estão afastados a uma angulação aproximada de 30 graus.

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Esta é uma posição poderosa porque para mantê-la é preciso ativar os glúteos, assim como outros músculos estabilizadores profundos do quadril, como os gêmeos e os obturadores, por exemplo. Cabe ressaltar que a pelve é mantida neutra, os glúteos são ativados em uma intenção de unir os ísquios e não de fazer uma retroversão pélvica.

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Base Pilates

A Base Pilates também age nos músculos do períneo facilitando sua contração, orienta a ativação correta dos músculos abdominais acionando o transverso do abdome, e permite a entrada dos adutores para ajudar na estabilização da bacia. O que acontece é uma organização que chama atenção para o centro do corpo, de onde deve partir a força para execução de cada movimento.

A Base Pilates gera o posicionamento correto da pelve, que junto com a leve rotação externa das coxas leva à abertura da coxofemoral e, com isso, há uma diminuição da tensão dos flexores de quadril que erroneamente cismam em se meter na execução dos movimentos, às vezes até roubando a cena do músculo alvo, sendo o caso de exercícios como o Elefante no Reformer, o PullUp na Cadeira, entre tantos outros. Por isso devemos manter o foco na manutenção constante da base para que o exercício siga de acordo com seu objetivo.

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Por esses tantos motivos ela é usada mesmo em exercícios com pernas separadas, como é o caso do Single Leg Stretch, Single Straight LegStretch e Criss Cross da série de Mat, e a Short Box da Serie no Reformer, por exemplo.

www.espacofluir.com

Monique Ayala
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 69066-F

Hellen Morita
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 76136
-F

2 COMENTÁRIOS

  1. Aonde posso estar fazendo? Pois estou na Zona Lesta perto do Tatuapé…. pois estou com tendinite em quase todas as juntas.. e o meu ortopedista disse para fazer Pilates… ou seja alongamento…. estou precisando. fico grata pela ajuda e atenção