Balanço – Rocking

Essa semana vamos fazer coisas diferentes hein, pilateiros! Bora mostrar esse exercício para o seu instrutor e dar uma agitada na aula. Hoje a Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F) vai ensinar um movimento em decúbito ventral, chamado Balanço.

Esse exercício desafia a estabilidade e a eficiência muscular no movimento de barriga para baixo.

Objetivo do exercício: Fortalecer a musculatura extensora da coluna e do quadril, promover flexibilidade nos flexores do quadril, alongar o peitoral e proporcionar força e flexibilidade em extensão. Vamos lá:

Posição inicial

Em decúbito ventral, pernas aduzidas e paralelas com os joelhos flexionados, calcanhares próximos aos ísquios. Braços estendidos para trás, mãos segurando no dorso dos pés (Foto 1).

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Exercício

MONTAGEM-05-03

Na inspiração, estabilize as escápulas, pressione os pés contra as mãos e estenda a coluna enquanto mantém o suporte abdominal. Ao mesmo tempo, estenda o quadril para que as coxas saiam ligeiramente do colchonete (Foto 2).

Na expiração, mantenha o formato do corpo e inicie com o glúteo e ísquios tibiais para balançar para frente até que as últimas costelas encostem no colchonete.

Na inspiração, sustente a posição e balance para trás para elevar as costelas do colchonete.

Na expiração, retorne à posição inicial, puxando os calcanhares em direção aos ísquios para alongar o quadríceps.