Aulas de Pilates online funcionam?

Aulas de Pilates online – você ainda tem dúvidas se elas dão certo?

Acompanhe o relato da trajetória de Andréia Souza, do Studio Carpe Vita, de Florianópolis, um dos pioneiros no Brasil a adotar a modalidade durante a pandemia, e tire suas próprias conclusões. No decorrer da matéria, ela traz várias dicas para você que também é gestor de estúdio de Pilates. Você que é praticante, acredite: as aulas online podem ser muito proveitosas. Vem com a gente! 

Primeiramente é necessário salientar que esta é uma fase difícil para diversos setores. Além de muitos estarem vulneráveis a uma doença, que pode ser fatal para os indivíduos com saúde mais frágil, ocorre simultaneamente uma crise financeira devido ao fechamento de diversas empresas e impossibilidade de trabalho de diversos autônomos, assim como muitos Instrutores de Pilates. É preciso estar atento às possibilidades e se preparar, porque a crise vai passar. Em Santa Catarina, por exemplo, os estúdios já reabriram para atendimento individual. Logo isso ocorrerá em todas as cidades até que tudo voltará ao normal.

Como ficam os Instrutores nesta história?

Quando a pandemia do Covid-19 chegou ao Brasil não imaginava-se que tomaria tais proporções. Em Florianópolis o distanciamento social orientado pelo município iniciou no dia 18/03/2020, mas uma semana antes as notícias e a apreensão referente ao “corona vírus” já haviam se intensificado.

Nos dias 15 e 16/03 os primeiros pacientes começaram a notificar sua ausência nas aulas presenciais, porém alguns lamentando a ausência e solicitando alternativas para se manter ativos. Assim, instantaneamente foram sugeridas aulas online, que começaram a ser realizadas já no dia 17/03, antes mesmo do início do isolamento social decretado pelo Prefeito. Acredita-se que o Studio Carpe Vita foi um dos pioneiros neste modelo de atendimento no Brasil.

Como ocorreu o planejamento de aulas nesse momento?

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Inicialmente nada foi planejado. As orientações das autoridades foram seguidas e assim novos caminhos foram traçados. Caminhos e contatos que só poderiam ser feitos por meio do mundo digital, através das redes sociais, onde todos se encontrariam a partir de então. Assim, se iniciaram os atendimentos através de videoconferência pelo Whatsapp e Skype. Tem também o Zoom, que está sendo muito utilizado para as aulas.

Então todos os alunos migraram para o modelo de aulas online?

Não, no Studio Carpe Vita somente 27,5% dos alunos migraram para aulas online, 10% mantiveram os pagamentos e 62,5% optaram por não realizar o módulo online e não mantiveram os pagamentos.

Mas todo autônomo deve estar preparado para os imprevistos, não é mesmo?

Então o segredo é não desanimar, manter a calma, confiar no seu produto e claro, trabalhar em novas estratégias para manejo da situação!

O foco se voltou para o ambiente online onde, além das aulas ministradas, novas possibilidades  foram permeadas a fim de otimizar o negócio, proporcionando mais saúde e qualidade de vida nesta fase delicada.

Olhando o estúdio como empresa… quando há baixo fluxo numa empresa é preciso estabelecer novas condutas.

Dica para ajustar as finanças nesta fase: negocie!

Avalie as possibilidades e negocie o que for necessário. Desta forma foi possível atingir acordos positivos referente ao aluguel da sala, com prazos e valores flexíveis e sem juros. Além de tudo isso, é preciso falar das aulas online, elas são um campo novo de atendimento. 

Então, as aulas online dão certo?

Sim, elas podem dar muito certo e trazer resultados muito positivos aos praticantes. Atente para algumas outras dicas importantes:
– Oriente seu aluno a posicionar a câmera do celular ou do computador adequadamente, de forma que você consiga ver totalmente o mat dos alunos.
– Preferencialmente utilize um tablet, computador, ou mesmo a televisão, para que você possa ver todos os detalhes da execução dos movimentos dos seus clientes.

Quais são os pontos importantes para este tipo de aula?

  1.   Domínio do comando verbal

Quem já realiza atendimentos de Pilates sabe que os comandos e correções dos exercícios são extremamente importantes para sua execução durante as aulas. Esses comandos e correções podem ser feitas através de estímulo visual, tátil ou auditivo. Durante as aulas online o comando mais utilizado será o comando verbal, através do estímulo auditivo, portanto seja claro e objetivo. Utilize comandos que o aluno já conhece, ou faça referência ao próprio corpo do aluno ou ao ambiente em que ele se encontra. Por exemplo: direcione seu olhar em direção ao joelho, olhe para o teto, vire o corpo em direção a porta, leve a mão em direção à cadeira.

  1.   Contato constante com o aluno

Independente da sessão ser presencial ou não, o contato com o aluno é sempre muito importante. Dê o comando, faça as correções necessárias durante as aulas, motive seu aluno com palavras como: muito bom, continue assim, ótima execução! Dê o feedback de que você está com o olhar atento ao aluno durante toda aula. Mas também cuidado! Não precisa falar o tempo todo..rsrs

  1.   Correção

Corrija, mas com cautela. Cuidado para não parecer que o aluno está fazendo tudo errado a todo momento. Por isso um bom comando antes de iniciar o exercício é essencial para evitar muitas correções posteriormente.

  1.   Ambiente

O local pode não ser o mais apropriado, porém pode ser divertido e inovador desfrutar de novas experiências. As aulas podem ser feita no quarto, na sala, cozinha, ambiente externo, enfim, utilize o que é possível. Aproveite para explorar o ambiente e diversificar nas aulas.

  1.   Aparelhos e acessórios

Se o aluno não possui nada de aparelhos e acessórios de Pilates em casa, utilize o que a casa oferece. Pode ser a parede, cadeira, cama, manta, edredom, almofada, cabo de vassoura, toalha. Adapte e surpreenda!

  1.   Valor

O valor deve ser diferenciado? Não.

O valor referente ao atendimento é devido ao seu conhecimento e a vivência de aula que você proporciona ao seu aluno e não referente aos equipamentos que você usa.

Não que o local de atendimento e equipamentos não faça diferença. Mas não adianta um local e equipamentos de última linha se você não aplicar de forma adequada. Acima de tudo, é importante ressaltar a necessidade de estar disponível a novos formatos e preparados para enfrentar as diversas situações e dificuldades que podem aparecer.

7 – Se reinvente

Muitos alunos ainda ficarão por algum tempo com receio de retomar as atividades no estúdio. Que tal sugerir a montagem de um estúdio particular? Ou a aquisição de acessórios e de alguns equipamentos de Pilates?  Essa pode ser uma alternativa real e você, instrutor, pode tanto dar aulas particulares online como presencial. Existem empresas no mercado que só trabalham com equipamentos usados revisados. É o caso da Fix-up, que além da venda usados revisados com garantia, montagem e entrega grátis para algumas regiões, também faz manutenções preventivas e corretivas nos aparelhos de Pilates. Pode ser uma alternativa. Pense nisso!

Outra dica bacana é o Plank, um equipamento portátil que pode facilitar muito a rotina de treinos dentro de casa. Ele é leve, de fácil transporte e manuseio; possui tubos elásticos que se fixam nas extremidades da prancha para a realização dos exercícios que vão do Pilates ao treinamento funcional, do condicionamento à reabilitação.

Plank Pilates

Não se acomode, busque soluções, pesquise, estude!

As situações vão mudando e novas soluções vão surgindo!

Em Florianópolis alguns serviços foram liberados no dia 06/04 com exigências de cuidados severos de prevenção e proteção contra o Covid-19. Assim o estúdio retornou e aos poucos mais pacientes vão aderindo a aulas presenciais e também online, que continuam como opção de atendimento por enquanto.

Muitas pessoas já retornaram a suas rotinas, outras ainda permanecem em isolamento, mas os cuidados com a saúde não podem parar. É indispensável manter uma alimentação equilibrada, prática de exercícios regulares e cuidados com a mente.

O exercício físico é essencial para a manutenção da saúde. É necessário trabalhar em cima deste ponto. Além disso, durante a aula estabelecemos uma relação prazerosa entre paciente e terapeuta, proporcionando bem-estar e alegria, visando a saúde acima de tudo, principalmente nesta fase!

Vamos juntos enfrentar este momento?

Que essa experiência possa auxiliar você a manejar seu estúdio de acordo com a situação atual! E se você tem algo a contribuir? Conta aí!

 Fisioterapeuta Andréia Souza
Studio Carpe Vita – Florianópolis/SC
@fisioterapeuta_andreiasouza
@carpevita_studio
Email: andreiars.fisio@gmail.com